Turismo de cruzeiros: um mercado em ebulição

03 de Agosto de 2019 3:46pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
turismo-de-cruceros

Hoje em dia a visão que têm os passageiros de cruzeiros sobre este tipo de viagens mudou por completo e o perfil de quem reserva um cruzeiro também, a cada dia o público é mais jovem e já não necessariamente se viaja em casal, mais e mais pessoas vão com amigos ou sozinhos.

Segundo os dados do buscador de cruzeiros mais rápido do mundo www.aquotic.com o 45% dos passageiros de cruzeiros têm entre 18 e 45 anos e deles, um 17% entre 18 e 25. Um 26% viaja só ou com amigos e quatro de dez destes têm tentado ligar durante um cruzeiro.

O que está claro é que o mercado está a mudar, a primeira tendência foi reservar nos barcos algumas zonas exclusivas para adultos, Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, MSC Cruzeiros ou inclusive até Cruzeiros Disney têm em muitos de seus barcos este tipo de zonas, mas a cada vez mais o que está sendo imposto é, fazer viagens em barco exclusivamente para adultos, bem seja em casais ou inclusive os cruzeiros single.

O cruzeiro erótico também está já em marcha, a companhia mexicana Original Group estreia em setembro deste ano o Desire Cruise o primeiro cruzeiro sexual, onde ficar nus é uma opção em muitos de seus espaços. Sairá de Nice com destino a Barcelona o 21 de setembro de 2019, realizando paradas em Palma de Mallorca, Ibiza e Valência.

Para compreender mais esta tendência no inquérito que a equipa de Aquotic.com realizou a 1.500 usuários maiores de 18 anos, como parte de um estudo das preferências dos espanhóis nos cruzeiros, uma das perguntas que se fez aos que viajavam sós ou com amigos (26%) é como se entreteriam ou passavam o momento durante um cruzeiro? Estas foram as respostas mais frequentes:

1. Escutando música.

2. Falando com os colegas de viagem ou com outros passageiros.

3. Vendo filmes na Tablet ou o computador na habitação.

4. Apontando-me a todas as atividades possíveis.

5. Lendo livros ou revistas.

6. Tomando-me algo nos bares do barco.

7. Fazendo desporto.

Apesar de que estas foram as respostas mais comuns e que muitos dos passageiros faziam várias delas durante seu cruzeiro, a Aquotic.com surpreendeu-lhe descobrir que quatro em cada dez interrogados (42%) admitiram que também tinham tratado de ligar. Ao perguntar-lhes com quem as respostas foram: com um membro da tripulação (21%), com outro passageiro que não conhecia previamente (47%) com um amigo que vinha comigo (32%). Quanto ao sexo, parece que os homens (71%) são mais lançados que as mulheres (29%).

A todos aqueles que admitiram que ter flertado com um membro da tripulação também se lhes perguntou como tinha reagido no momento, o 41% admitiu que tinham olhado com estranheza e não lhes fizeram muito caso, enquanto outro 32% deles afirmou que lhes tinham seguido o jogo, um 12% disse que o membro da tripulação lhes tinha tentado evitar durante o resto do cruzeiro e um 15% se sentiram chateados.

E pergunta-a final, quantos conseguiram “encontrar o amor” em alta mar? Pois mais do que se pode pensar, 3 em cada dez que o tentaram confessaram que acabaram ligando.

Pablo Lambas, CEO de Aquotic disse: “O setor dos cruzeiros está na moda na Espanha e, embora os cruzeiros familiares continuam a ser os mais reservados,  cada vez mais, os cruzeiros single ou só para adultos vão sendo tendência, especialmente entre os mais jovens, que procuram encontrar gente de sua mesma idade no barco, com gostos comuns, e  poder realizar atividades similares, e por que não? encontrar o amor em alta mar. Desde Aquotic.com sempre animamos a todos os passageiros de cruzeiros a que desfrutem o máximo possível deste tipo de viagens, isso sim, sempre com respeito para o resto de passageiros e os membros da tripulação”.

 

Back to top