#

Ministro das Bahamas qualifica a furacão Dorian como grande tragédia histórica

04 de Setembro de 2019 2:39pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
dorian-huracan-bahamas

Nesta terça-feira o Furacão Dorian foi se afastando pouco a pouco das Bahamas, não sem antes provocar o caos absoluto no território.

Até o momento confirmaram-se a morte de cinco pessoas e mais de 10 mil moradas danificadas na ilha que vive hoje uma devastação sem precedentes.

Dorian provocou grandes danos sobre Grande Bahamas onde esteve estacionado por mais de 30 horas.

O Primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, qualificou o fenómeno meteorológico de tragédia histórica para o país, pois a devastação não tem precedentes e é extensa.

Reportes nas redes sociais, mediante fotos e vídeo, mostram a devastação na ilha de Ábaco e as inundações em outras partes do país.

Ante o passo deste fenómeno natural os líderes da Comunidade de Estados do Caribe(Caricom) mostraram sua solidariedade com o governo e o povo de Bahamas.

Igualmente os presidentes de Venezuela, Nicolás Maduro, e da Nicarágua Daniel Ortega, também expressaram a sua ajuda.

Organismos internacionais como Nações Unidas e a União Europeia confirmaram o interesse de apoiar com seus serviços de emergência à reconstrução do país.

Dorian se aproximará à costa este da Flórida desde a terça-feira e até a quarta-feira pela noite. Depois continuará pelo litoral de Geórgia e Carolina do Sul na quarta-feira pela noite e na quinta-feira.

Organização de Turismo do Caribe ativa fundo de ajuda a Bahamas por Dorian

A Organização de Turismo do Caribe (CTO, pelas suas siglas em inglês), com sede em Barbados, ativou o Fundo de Ajuda para Furacões com o objetivo de contribuir a paliar os danos causados às Bahamas pelo evento meteorológico Dorian.

Por causa desta monstruosa tormenta testemunhamos a dor de quem perderam aos seus seres queridos, a agonia de tantos que perderam os seus lares e todos os seus pertences, além da angústia de todo um Caribe preocupado pelo bem-estar da gente destas ilhas, indicou a CTO em um comunicado.

No entanto, como já foi demonstrado tantas vezes no passado, resistimos muitas tormentas, somos pessoas resistentes que se negam a se render inclusive nos momentos mais difíceis, e estamos seguros de que as pessoas das Ilhas Ábaco e Grande Bahamas, com o pleno apoio das famílias do turismo das Ilhas das Bahamas e do Caribe, navegarão juntos pelo caminho para a recuperação e emergirão mais fortes, destacou a CTO.

O fundo estabeleceu-se para ajudar aos países em tarefas de reconstrução após desastres naturais.

O furacão Dorian açoitou as ilhas Bahamas desde o domingo com chuvas torrenciais e ventos próximos aos 300 km/h deixando um enorme rastro de destruição.

Back to top