#

Vila Caldas da Rainha assegura presença em Termatalia 2019

Vila-Caldas-da-Rainha

A vila termal de Caldas da Rainha, localizada na Região Centro de Portugal, exibirá durante a 19ª edição de Termatalia as potencialidades desta cidade entre as que se salienta o Hospital Termal em honra à rainha Leonor, fundado pelo rei Joao II no século XV.

A vila termal de Caldas da Rainha nasceu das águas e deu para o mundo o mais velho dos hospitais termais e à vez a primeira grande unidade assistencial em Portugal.

Cinco séculos depois, o Hospital Termal mantem sua vocação terapêutica enquanto tem adotadas medidas para sua reordenação, no âmbito de um projeto de desenvolvimento termal, apresentado no II Encontro de Cidades Termais, celebrado em Termatalia.

Considerado o precursor do termalismo científico da Europa do século XVIII, o Hospital Termal é sendo estudado para preservar seu valor patrimonial.

O projeto inclui criar um Centro Reumatológico Nacional como unidade de investigação, ensino e terapia associada ao edifício hospitalar, e se fundamenta na oportunidade de tirar proveito das qualidades terapêuticas de suas águas termais e a necessidade de uma formação avançada destes especialistas em Hidrologia Médica.

O projeto de desenvolvimento termal na vila portuguesa, prevê criar um Centro do Conhecimento do Termalismo que articule seu ensino e a prática profissional através de um Centro Reumatológico de âmbito nacional com especialidades de Reumatologia, Medicina Física e Reabilitação e Hidrologia Médica, também da promoção da investigação através de um Centro Internacional de Estudos associados.

A 19ª Feira Internacional do Turismo Termal, Saúde e Bem-estar terá lugar de 18 até 21 de Setembro de 2019 em Ourense - Galícia – Espanha.

Back to top