I Simposio do Caminho de Santiago entre vulcões

10 de Dezembro de 2021 11:25am
Redação Caribbean News Digital Portugues
Canarias_Symposium_Camino

O Caminho de Santiago anuncia a realização de seu I Simposio Caminho de Santiago entre vulcões, que com o lema “Um caminho que une continentes”, celebrar-se-á os dias 16 e 17 de dezembro no Teatro Consistorial de Gáldar. 

Catalogada de atividade científica, e organizada pela Consejería de Turismo, Indústria e Comércio do Governo de Canárias, através da Direcção Geral de Classificação e Promoção Turística, o encontro conta com um programa que decorrerá coincidindo com o final da celebração do Ano Santo 2021 e que vai ser prorrogável de maneira excepcional ao ano 2022.

Junto ao Governo de Canárias, como impulsor deste evento, o encontro se realiza com a colaboração das prefeituras de Gáldar, San Bartolomé de Tirajana e Tejeda, e a participação do Cabildo de Grande Canaria. 

As jornadas terão como principal objectivo, aproveitar a adequação de Canárias como ponte entre os continentes de Europa, África e América e converter às ilhas num espaço de diálogo relativo aos elementos culturais, históricos, patrimoniais e de inter-relação com respeito a outros caminhos do mundo. 

Para o dia 16, primeiro do encontro, espera-se contar com a participação de palestrantes da talha de Ciprián Rivas, diretor geral de Classificação e Promoção Turística do Governo de Canárias; Juan Sebastián López García, diretor insular de Património Histórico do Cabildo de Grande Canaria; Alfred Gutiérrez Kavanagh, especialista em Oriente Médio da Universidade Pontifícia de Comillas em Madri; Alex Chang como experiente no Caminho de Santiago e gerente de Fresco Tours; e Juan Antonio Jiménez Villafranca, diretor do Museu Instituto América-Centro Damián Bayón de Santa Fé (Granada). 

A mesa redonda está centrada em Gastronomia e Cultura, com profissionais de diversas disciplinas como o chef Borja Marrero Vázquez, a gastrónoma Vanessa Santana, o jornalista especializado em gastronomia, Xavier Agulló, Francisca Díaz Moreno, técnica de Turismo da Prefeitura de San Bartolomé de Tirajana, Carmen Glória Rodríguez Santana, diretora-conservadora do Museu e Parque Arqueológico Gruta Pintada de Gáldar, e José Armengol Martín, diretor do Instituto Insular para a Gestão Integrada do Património Mundial e a Reserva da Biosfera de Grande Canaria. 

Para o segundo dia conta-se com a presença de María Teresa Carballeira Rivera, catedrática de Direito Administrativo e Rubén Camilo Lois González, catedrático de Geografia, ambos profissionais procedentes da Universidade de Santiago de Compostela. As conferências completam-nas Emilio Navarro, prefeito de Santiago do Teide, Xerardo Estévez, arquitecto e María José Fernández, historiadora. 

A última mesa redonda leva como título “Peregrinaje: Caminhantes” com a experiência dos cronistas Serafina Suárez García e Juan José Laforet Hernández, Luis Valentín Mateo, presidente da Associação de Amigos do Caminho de Santiago nas Palmas, Luís Celeiro, jornalista e vice-presidente da Associação de Jornalistas e Estudiosos do Caminho de Santiago, APECSA, e Clara León, técnica de Turismo e coordenadora de Jacobeo da Prefeitura de San Bartolomé de Tirajana. (Fonte; Expreso)

Back to top