Havana 500: uma cidade que não envelhece

16 de Novembro de 2019 11:07am
Redação Caribbean News Digital Portugues
hotel-prado-malecon

A vida em Havana parece manter seu ritmo usual, no entanto, o trabalho incansável de centenas de pessoas que, dia e noite, trabalham para que, em 16 de novembro, mas especialmente no futuro, a Cidade Maravilha não pareça despercebida senão maravilhosa.

Um Capitólio que testemunhará um grande show de fogos de artifício e que, como anfitrião da gala central das comemorações, se prepara para receber milhares de pessoas em sua esplanada. Um edifício majestoso que é iluminado à noite, mas mesmo durante o dia, quando os raios do sol fazem brilhar o ouro de sua cúpula.

Dois hotéis cinco estrelas mais - Paseo del Prado e Packard - que adornam a entrada da baía e majestosos são erguidos em frente ao Morro, colocando a cidade no mapa dos serviços de hotéis de luxo ao lado de seu antecessor, o Maça Kempinski.

Um Palácio Tecnológico - a Finca de los Monos - com 10 playgrounds, entre realidade aumentada, jogos em rede, cinema em 3D, sala de robótica e laboratório de idiomas; bem como oito áreas temáticas ao ar livre; uma avenida que volta à vida, com variadas unidades de comércio e gastronomia, além de instalações culturais, artísticas e comerciais.

Até a Avenida Galiano, tomada pelas constelações, o Mercado Quatro Caminhos em poucas horas após a reabertura como um moderno shopping center, a Casa de la Música Havana, o renovado estádio Latino-americano, Chinatown, esses são apenas alguns dos presentes para a cidade em seu meio milênio.

A eles se somam os Jardins de La Tropical, um dos espaços verdes mais emblemáticos do território, o Parque Florestal de Havana, restaurantes, museus, estabelecimentos comerciais.

Objetos de trabalho que são inaugurados nos setores de Saúde e Educação, trabalho que busca principalmente um impacto social e que inclui instalações como lares para crianças sem abrigo familiar e escolas.

Ponto de partida: foi assim que a celebração do meio milênio da cidade cubana foi catalogada e, embora a dívida do país com sua capital seja grande e haja numerosos esforços que ainda devem ser feitos para satisfazer seus mais de dois milhões de habitantes, Havana brota e como abençoada a filha, agradece-o.

 

Back to top