OK Group e Smy Hotels lançam uma gestora hoteleira internacional

13 de Setembro de 2021 11:07am
Redação Caribbean News Digital Portugues
acuerdo-wyndam-smy (Foto hosteltur)

OK Group e Smy Hotels, a corrente hoteleira do Grupo Logitravel, se unem para lançar uma gestora internacional de hotéis que começará com os 10 estabelecimentos que já gerencia Smy e que também explodirá hotéis com a marca OK Hotels, segundo informa Hosteltur.

A operação introduz a OK Group no setor hoteleiro e consolida a Smy Hotels como uma gestora multimarca internacional.

Smy Hotels, a corrente de Logitravel, gerencia atualmente 10 hotéis em Espanha, Itália, Portugal e Grécia.

Pela sua vez, OK Mobility, a filial do holding OK Group dedicada à mobilidade, já está presente a esses países e contribui, por seu lado, presença em França, Alemanha e Malta.

O presidente e fundador de OK Group é o empresário Othman Ktiri e seu filial de mobilidade converteu-se nos últimos 10 anos em um dos gigantes do rent a car.

O acordo de Smy Hotels e Wyndham

Pela sua vez Smy Hotels, presidida pelo fundador de Logitravel, Ovidio Andrés, anunciou em junho que se convertia na operadora de Wyndham Hotels & Resorts para os mercados de Espanha, Itália e Portugal através de uma joint venture. Wyndham é o maior franquiciador de hotéis do mundo, e as marcas que poderá oferecer a operadora graças ao novo acordo serão Trademark Collection by Wyndham, Wyndham, Wyndham Grand, Wyndham Garden, Ramada e Tryp by Wyndham, que Melia Hotels International tinha vendido à corrente por uns 36 milhões de euros em junho de 2010, ainda que mantendo o direito para seguir a utilizando baixo licencia durante 20 anos prorrogables, tal e como explicamos em Smy Hotels se converte em operadora de Wyndham para três mercados.

O 1 de agosto Smy Hotels fez seu debut em Portugal, incorporando a sua carteira o hotel Ocidental Lisboa, um hotel de 105 habitações que operava baixo a marca Ocidental de Barceló Hotel Group e que reabriu como Smy Lisboa Hotel.

Líder em mobilidade

OK Mobility fechou o primeiro semestre do ano com uma faturação de 145 milhões de euros, o que supõe um 6% acima das cifras obtidas no mesmo período de 2019; ano prepandemia. Desta maneira, a empresa de mobilidade global superava os objetivos previstos a fechamento de junho de 2021, tanto relativo aos serviços de aluguel de veículos como aos rendimentos obtidos na venda de veículos.

No que vai de ano, a margem operativa da companhia tem atingido os 25 milhões de euros e um EBIT de 7,9 M €, superando os níveis obtidos em 2019

Os bons resultados conseguidos coincidem com o lançamento a princípios deste ano da nova marca OK Mobility com a que o grupo empresarial OK Mobility Group tem englobado suas principais divisões de negócio de aluguel e venda de veículos. Sobre as soluções centradas no aluguel e a mobilidade, destaca o bom comportamento nestes meses de verão, onde a companhia está obtendo melhoras notáveis com respeito a 2019 sobre as principais métricas do negócio, atingindo os melhores ratios de eficiência de sua história.

A globalidade da indústria

Já na assinatura do acordo com Wyndham, Ovidio Andrés afirmava que era fundamental neste momento ter a mente aberta e colaborativa. A globalidad, dizia então, “está adquirindo uma força brutal, acentuada com a pandemia, pelo que é momento de ter a mente aberta e colaborativa. É importante associar-se e subscrever acordos como o que temos assinado para nos converter em operadora de Wyndham para três mercados, porque é difícil ser alguém por si mesmo no mundo que nos espera. Deste modo podemos ocupar um lugar mais importante no mercado, também para estar melhor preparados ante a próxima crise”.

Este novo passo com o acordo assinado entre Smy Hotels e OK Group confirma esta estratégia e leva a ambas empresas a dar vários passos mais no que está sendo já a indústria turística pospandemia. “Faz parte de nosso DNA o associar-nos com gente de mente aberta que nos contribua, e nos vamos deixar a pele para responder a essa confiança”, dizia Ovidio Andrés ante o acordo com Wydham, uma frase que reflete também o espírito desta nova aliança.

Satisfação por ambas as partes

O Presidente e Fundador de OK Group, Othman Ktiri, tem mostrado sua satisfação pelo acordo atingido e tem destacado que “ainda que esta entrada se deve a um investimento de diversificação por parte do holding OK Group, as sinergias existentes entre a atividade hoteleira e a mobilidade são múltiplas”.

Ktiri tem querido fazer finca-pé que “a mobilidade seguirá sendo minha prioridade absoluta, mas os 20 anos que levo residindo em Mallorca e minha experiência profissional no aluguel de férias de veículos desde faz pouco mais de uma década, me levaram naturalmente a cair na tentación de me introduzir, com muita humildad e respeito, no mundo hoteleiro. Fazer da mão de um profissional como é Ovidio Andrés, com uma mente tão brilhante e tecnológica, é pessoalmente muito enriquecedor”

Pela sua vez o Presidente de Smy Hotels, Ovidio Andrés tem assegurado que “Smy Hotels é um projeto integrador, um projeto que procura somar fortalezas para cumprir a missão de nosso grupo que não é outra que pôr em valor aos partners que confiam em nós e põem a nossa disposição seus hotéis já seja para vender, alugar ou gerenciar".

Primeiro foi Wyndham "e agora o holding OK Group, um grupo dinâmico, com grande capacidade financeira e sobretudo com enormes vontades de seguir crescendo e inovando. Conversar com Othman, além de um prazer pessoal, é um luxo profissional. É um grande empreendedor que sempre está pensando em crescer, em dar um valor diferencial a seus clientes. Compartilhamos uma forma similar de desenvolvimento de negócios que nos levou à criação desta nova empresa". (Fonte hosteltur)

Back to top