“Estamos a crescer em todos os mercados” com destaque para o Brasil

21 de Novembro de 2016 5:13pm
coordinador
“Estamos a crescer em todos os mercados” com destaque para o Brasil

O grande destaque do mês de setembro dos dados do Banco de Portugal, onde se confirma “a manutenção do crescimento das receitas turísticas”, vai para o Brasil que, após um arranque de ano “difícil”, com quedas significativas, está a retomar em força e registou um crescimento de 43,8%. Os dados foram divulgados ontem, dia 17, por Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, em declarações à imprensa, à margem do 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que termina hoje, em Ponta Delgada.

Outra surpresa foi “um crescimento significativo do mercado dos EUA, a crescer 18,2%”, bem como os crescimento de França (+17%), Espanha (+11,5%) e Holanda (+11,1%). “Isto significa que estamos a crescer em todos os mercados, a recuperar muito no mercado brasileiro e a conseguir uma diversificação de mercados”, frisou a governante.

No acumulado do ano, verifica-se, segundo Ana Mendes Godinho, um aumento da ordem dos 20% nos EUA, o que “revela a nossa capacidade de chegar a novos mercados, muito resultado da capacidade aérea, que duplicou para esse destino”.

Ainda no acumulado dos meses de janeiro a setembro, a secretária de Estado do Turismo aponta o crescimento da Alemanha, de 14,7% e não hesita em dizer que “estamos finalmente a conseguir recuperar a sério num mercado no qual, nos últimos anos, não conseguimos crescer (…) e onde necessitamos de ganhar escala”. A responsável adianta que se trata de um mercado com “muita apetência, nomeadamente para descobrir produtos relacionados com o turismo da natureza, sendo um mercado que viaja ao longo de todo o ano”. Além disso, explica que é um mercado que responde a “dois dos nossos grandes desafios: a desconcentração da procura ao longo do ano e também ao longo do território”.

Já Espanha está a crescer 15% no acumulado do ano face a igual período de 2015 e Itália sobe 17,2%. Ana Mendes Godinho regista que “começa a haver uma grande procura de italianos para comprar casa em Portugal”. Por sua vez, a Holanda cresce 13,6%, o Reino Unido 12,9% e França 12,4%.

Os números do Banco de Portugal referentes a setembro indicam um crescimento de 9,5% nas receitas turísticas no acumulado de janeiro a setembro.

Back to top