AICEP acompanha portugueses na 35ª edição da FIHAV

30 de Outubro de 2017 4:24pm
coordinador
AICEP acompanha portugueses na 35ª edição da FIHAV

O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, inaugura hoje, 30 de outubro, a sede da delegação da AICEP em Havana, Cuba, e acompanha a participação de Portugal na FIHAV (35ª Edição da Feira Internacional de Havana) que este ano conta com a participação de 30 empresas portuguesas de vários sectores incluindo calçado, vinhos, alimentar, metalomecânica e moldes.

Sobre a presença da AICEP neste país, a entidade frisa que que pretende contribuir para aprofundar as relações económicas bilaterais e estabelecer novas parcerias entre os países. “Portugal tem mantido um bom relacionamento com Cuba e as relações políticas, económicas e culturais bilaterais têm ganho relevância nos últimos anos, através de uma série de iniciativas políticas e económicas que têm impulsionado e enquadrado as empresas portuguesas nas novas oportunidades oferecidas pelo mercado cubano. A aproximação entre Portugal e Cuba tem ganho uma nova expressão e acreditamos que existe potencial de crescimento”, afirma ainda Luís Castro Henriques.

Neste contexto importa recordar que, em 2016, e considerando apenas o comércio de bens, Cuba foi o nosso 53º cliente, tendo Portugal exportado cerca de 50 milhões de euros, e o nosso 63º fornecedor, com cerca de 47 milhões de euros. Por outro lado, existem atualmente 84 empresas a exportar para este país, registando-se um aumento em relação a anos anteriores. Portugal exporta principalmente embalagens de vidro, plásticos, medicamentos e papel/cartão e importa de Cuba sobretudo açúcar, e em menor grau, carvão vegetal.

Back to top