A atratividade turística de era espacial

09 de Agosto de 2018 1:42am
coordinador
A atratividade turística de era espacial

A instalação onde os foguetes de NASA são manufaturados é entre plantações de algodão, a cem de quilômetros das plataformas de lançar de Cape Canaveral, na Flórida.

Dos primeiros satélites e astronautas americanos até as viagens da Apolo para a Lua, o transportadores espaciais e o Sistema de Lançamentos Espaciais no que está trabalhando a NASA no momento, a história dos foguetes é ligada intimamente a Huntsville, Alabama.

Sobrenomeada Rocket City ou a Cidade dos Foguetes, Huntsville se tornou um centro vital espacial graças a Wernher Von Braun e sua equipe de especialistas alemães dos que se alojaram aqui pela década 1950. A cidade era sede durante tempo do Arsenal Redstone do Exército e do Centro o Marshall de Vôos Espaciais.

Mas agora está atraindo uma geração nova de engenheiros, científicos e outros especialistas em tecnologia. Também de turistas. As crianças e adultos que vêm aprender para o Acampamento Espacial.

O Von Braun foi o primeiro diretor do Centro Marshall que pretendeu promover as bondades do lugar. Nasceu deste modo o Centro Espacial e de Foguetes de Estados Unidos àquele que aluga um dos três foguetes da nave Saturno V que foi para a Lua.

Von Braun também estive atrás do Acampamento Espacial, embora não acabou vendo sua inauguração em 1982. Dali em diante, alguns 800.000 menores e adultos assistiram a sessões instrutivas de um dia, um fim de semana ou uma semana inteira, nessas que tópicos como o espaço, os robôs e a aviação são tratados.

O Centro Espacial e de Foguetes que oferece às simulações de viagens em foguete, é a principal atratividade turística pagada de Alabama, de acordo com a sua diretora executiva Deborah Barnhart.

"Todos nós somos fanáticos do espaço e nós adoramos estas coisas", afirmou Barnhart.

Huntsville não vive exclusivamente da história. Se seguem as investigações para enviar novamente astronautas para a Lua e Marte. "Nós olhamos para o futuro, para as viagens espaciais. Nós tentamos resolver os problemas de viver e trabalhar no espaço" expressou Barnhart.

O escritor Homer Hickam que vive durante muito tempo em Huntsville e que trabalhou para NASA antes de entrar em aposentadoria, cujo livro autobiográfico "Os Meninos do Foguete" inspirou o filme "Céu de Outubro", diz que Cape Canaveral e Houston concentram toda a atenção.

"Mas você observa esta enorme Saturno V e a única parte das que Houston fosse responsável foi... eu nem sei. Aquele setor pequeno lá à direita", comentou Hickam, enquanto rindo.

"Esta provavelmente é a cidade mais científica nos Estados Unidos", manifestou o ex-funcionário do programa de Apolo Billy Neal que hoje é aposentado e docente voluntário.

Senhorita Baker, o "macaco esquilo" que viajou para o espaço antes dos astronautas de Mercury em 1959, é enterrado no Centro Espacial e de Foguetes. Os assistentes para os acampamentos às vezes deixam bananas na sua tumba.

Próximas mil visitas do mundo inteiro assistem aos acampamentos uma semana típica de verão. Eles lançam pequenos foguetes e experimentam o que sentem ao caminhar para o espaço enquanto eles pendurarem de algumas couraças ou se mergulham em tanques de água parecidos esses usados pelos astronautas durante as suas práticas, embora menores. Eles sentem em reproduções de cabinas das astronaves que fazem simulações de aterrissagens no Marte e eles também fingem para serem os controladores de vôos. Eles moram até mesmo em quartos que parecem estar na Lua ou Marte.

As simulações são “tão realísticas quanto eles podem ser”, disse o astronauta Dottie Metcalf-Lindenburger que assistiu a uma Academia Espacial para estudantes maiores em 1990 e viajou no Discovery nos 2010 como instrutor de NASA.

Seu objetivo, disse, é mostrar às visitas que "o que faz pela semana não é muito diferente desses que nós fizemos no programa e da preparação para uma viagem espacial real".

Enquanto Metcalf-Lindenburger disse adeus a esses quase mil "graduados" da semana, outra diplomada, a Serena Aunon-Chancellor, circulava ao redor da Terra na Estação Internacional Espacial. Entre as pessoas que participaram do Acampamento Espacial estiveram numerosos engenheiros e científicos e dois desses moraram na plataforma espacial e o fundador de Space X, uma empresa privada espacial, Elon Musk.

"Nós queremos inspirar as pessoas para que eles gostem da aviação", disse Barnhart. "Estes meninos que nós temos aqui algum dia irão" para o espaço externo.

Back to top