Michelle Obama dialoga com jovens sobre a educação em Cuba

21 de Março de 2016 4:38pm
editor
Michelle Obama dialoga com jovens sobre a educação em Cuba

 A primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, dialogou hoje com estudantes cubanas sobre as características do sistema educativo, considerado um dos avanços do Governo e reconhecido a nível mundial por sua alta qualidade.

Essa atividade ocorreu no centro cultural Fábrica de Arte Cubana -localizada nesta capital- e contou com a presença de 10 jovens de diferentes níveis de ensino.

As convidadas explicaram a Michelle que Cuba garante aos jovens e adolescentes o direito à instrução básica desde o nível pré-escolar até o nono grau, e depois lhes permite continuar estudos em centros pré-universitários, tecnológicos e universidades.

Por sua vez, a Primeira Dama estadunidense elogiou que a ilha ofereça a oportunidade de começar o ensino artístico desde a infância e comentou sobre seu interesse em ampliar a educação no mundo.

Nesse contexto, fez alusão à iniciativa Let Girls Learn (Deixemos que as meninas aprendam), lançada faz um ano com o objetivo de beneficiar ao menos 62 milhões de garotas e adolescentes do mundo sem acesso à escola por problemas financeiros, físicos e culturais.

O programa faz parte da agenda de Michelle em Cuba, onde chegou ontem em companhia de suas filhas e seu marido Barack Obama, o primeiro presidente dos Estados Unidos que visita o estado caribenho em quase 90 anos.

Como parte de suas atividades, amanhã previu encabeçar uma cerimônia na região histórica de Havana.

Pouco depois do triunfo da Revolução em janeiro de 1959, Cuba erradicou o analfabetismo e instaurou um sistema educativo público e gratuito para seus cidadãos. Recentemente, o Banco Mundial situou a ilha caribenha à frente dos países que mais recursos destina a esse setor, no qual investe cerca de 13 por cento do Produto Interno Bruto.
 

Back to top