#

O presidente Obama finaliza visita a Cuba

22 de Março de 2016 7:13pm
editor
O presidente Obama finaliza visita a Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dispõe-se a abordar o avião Air Force 1, no Aeroporto Internacional José Martí, dando assim conclusão a sua visita oficial a Cuba, que se alargou desde o domingo passado 20 de março até hoje terça-feira.

Obama continuará agora com sua agenda de viagem na Argentina que inclui, segundo a agência EFE, um encontro com seu homólogo Mauricio Macri na Casa Cor de Rosa, sede da presidência nesta nação sul-americana.

Durante sua estada no território nacional, o 44º presidente dos Estados Unidos realizou — junto à comitiva que o acompanhava — um percurso por alguns locais do centro histórico da capital como a Praça de Armas, o Palácio dos Capitães Generais e a Catedral de Havana, guiados pelo historiador da cidade, Eusebio Leal Spengler.

Igualmente, na manha da segunda-feira, 21 de março, Barack Obama participou da cerimônia de colocação de oferenda floral perante o monumento ao Herói Nacional José Martí, na Praça da Revoluão, e teve conversações oficiais com o presidente cubano Raúl Castro Ruz. Depois, ambos os presidentes ofereceram declarações à imprensa, as quais tiveram ampla repercussão internacional.

Entretanto, no horário da tarde, dialogou no Foro de Negócios com trabalhadores do setor estatal e outras formas de gestão cubanas.

Na última jornada, correspondente ao dia de hoje, o presidente estadunidense ofereceu um discurso a representantes da sociedade civil cubana desde o Grande Teatro Alicia Alonso, e presenciou depois — em companhia de sua família, legisladores e membros de seu gabinete — dois innings do partido de beisebol entre o Tampa Bay Rays das Grandes Ligas dos Estados Unidos e uma seleção nacional de Cuba, no Estádio Latino-americano. Nesse jogo, esteve presente também o presidente cubano Raúl Castro, além do presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular Esteban Lazo, o primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel, e outros altos funcionários de nosso governo.

A chegada de Obama a Cuba aconteceu 15 meses depois do anúncio do processo de reatamento das relações entre ambas as nações, em 17 de dezembro de 2014, e é a primeira visita que realiza um presidente da nação do norte ao Cuba em 88 anos
 

Back to top