#

Obama dialoga com empreendedores cubanos

22 de Março de 2016 9:34am
editor
Obama dialoga com empreendedores cubanos

O presidente de Estados Unidos, Barack Obama, debateu com empresarios e empreendedores cubanos do sector estatal e privado com quens teve um intercâmbio de opiniões sobre como fortalecer os negócios entre as duas nações vizinhas.

Apesar das numerosas limitações que ainda impedem o comércio e as relações econômicas normais entre ambas partes a causa do bloqueio imposto por Estados Unidos a Cuba hámais de meio século, Obama exortou a explorar todas as vias de colaboração e fomentar os nexos.

A assistência do mandatário norteamericano num intercâmbio directo pequenos ou medianos empresários, assim como simples empresários  privados, lhe deu matiz inusitado ao encontro.

Entre os participantes expuseram as suas experiencias um cabeleireiro, uma desenhadora, um pequeno agricultor e a editora de uma guía turística,empresários,na sua maioria jovens.

Em tom mais serio,afirmou que para se abrirem paso Cuba no século  XXI teráque se conectar com a sociedade global erealizar mudanças e reformas.

O que aconteça em Cuba vai estar determinado pelo governo de Cuba e o povo cubano,disse. Interessa-nos -acrescentou -que Cuba seja um sócio nosso e tenha êxito. Que não fracasse.

Chamou aos participantes a tomar ideias e conhecimentos não sódos Estados Unidos,senão de outros países que tenham experiências exitosas.

O mandatário norteamericano disse que os jovens são os que estão construindo o seu futuro, a sua liderança econômica, que pode ser compatível com as conquistas e direitos sociais jáexistentes.

Recordou que o acercamento a Cuba partiu do critério de que se alguma coisa não tinha funcionado durante 50 anos deveria mudar e isso aplica-se a Estados Unido e a Cuba.

Creio que esta visita demostra que o povo cubano não tem por quêlhe temer a Estados Unidos e os Estados Unidos não tem por quêtemer-lhe a Cuba, afirmou Obama.

Back to top