Pedro Sánchez testemunha assinatura de acordos com Cuba

25 de Novembro de 2018 9:41am
coordinador
Pedro Sánchez testemunha assinatura de acordos com Cuba

Para o ato de boas vindas assistiram igualmente o embaixador de Cuba na Espanha, Gustavo Machín, e o seu homólogo espanhol na Ilha, Juan Fernández Trigo. Depois que vários atos cerimoniais, foi recebido no Palácio da Revolução pelo presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez e ambos testemunharam a assinatura de vários acordos de colaboração, um dos aspectos essenciais da sua visita.    
Conforme publicações de A Moncloa, durante a reunião, o presidente Sánchez expressou a Díaz-Canel o lugar "privilegiado" que ocupa aquela América Latina, e particularmente Cuba, na ação externa espanhola e o transmitiu o desejo do Governo espanhol para acompanhar ativamente ao país no processo de transição e abertura no qual é imerso, como também o interesse das empresas espanholas de contribuir ao desenvolvimento econômico do país, e reiterar o compromisso da cooperação espanhola com Cuba.    
Sánchez e Díaz-Canel subscreveram dois Memorandos de Entender, um que um mecanismo de consultas políticas, o primeiro deste tipo que Cuba adota com um país, e que demonstra a disposição de Espanha para contribuir ativamente no processo de reformas por meio de programas de assessoramento e assistência técnica. E um segundo Memorando tem cooperação cultural, com o objetivo mais que suficiente de difundir a cultura espanhola livremente em Cuba.    
O presidente Sánchez reiterou a Díaz-Canel o apoio de Espanha na relação de Cuba com a União europeia, e especialmente expressou o seu desejo para continuar avançando no diálogo iniciado entre a União europeia e a Ilha.    Durante o dia de sexta-feira o presidente do Governo espanhol executará um calendário de trabalho apertado que inclui a inauguração da Sessão de XXIII do Comitê de Cooperação Empresarial Cubano Espanhol, com sede no hotel recentemente inaugurado Iberostar Grand Packard, e à que assistem ao redor de 300 gerentes espanhóis, alguns com negócios em Cuba e outros que integrarão a delegação.    
Eles viajaram para Cuba com a delegação de Espanha o presidente (para a parte espanhola) do Comitê de Cooperação Empresarial Cubano Espanhol, Jaime García-Legaz; o presidente do setor aeroportuário AENA, Maurici Lucena; o presidente de CEOE, Antônio Garamendi; o diretor de Gabinete de Presidência, Relações Internacionais e Institucionais, Narciso Casado e o presidente da Câmara de Comércio de Espanha, José Luis Bonet.

Back to top