Portugal deve procurar novos nichos no turismo, diz Governo

20 de Julho de 2006 12:00am
godking

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, considera crucial que Portugal invista no desenvolvimento dos seus produtos turísticos, procure novos nichos de mercado e adapte a sua oferta a uma procura "de novas tendências".

Em entrevista ao primeiro número da revista Academia do Turismo, da responsabilidade do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), Bernardo explica que Portugal deverá apostar na criação de novos pólos de desenvolvimento turístico para crescer.

"A requalificação de destinos maduros como o Algarve, através da reconversão de produtos ditos tradicionais como o Sol & Mar e o Golf, bem como a aposta no desenvolvimento de novos destinos como o Douro e o Alqueva, são medidas essenciais deste processo", defendeu Bernardo Trindade.

Para o secretário de Estado, é assim fundamental o planeamento da actividade turística.

Neste contexto, explica, o Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), que irá vigorar de 2006 a 2015, assume "a maior relevância, no sentido em que enuncia um conjunto de motivações estratégicas e medidas que constituem o quadro de referência e objectivos a concretizar no sector turístico português, durante os próximos 10 anos ".

Como resposta a uma "crescente litorização" das populações e do próprio turismo, e defendendo que este poderá ser uma das alavancas para o desenvolvimento regional, Bernardo Trindade afirma ainda que o PENT privilegiará regiões interiores, como o Douro, o Alqueva e a Serra da Estrela.

Back to top