#

A Praça de Armas recebe o presidente Barack Obama

20 de Março de 2016 8:34pm
editor
A Praça de Armas recebe o presidente Barack Obama

Como parte de seu percurso pela parte mais antiga da capital, o presidente estadunidense Barack Obama, sua família e a delegação que os acompanham, chegaram sob uma chuva fina até a Praça de Armas, a primeira das criadas na vila de São Cristóvão de Havana.

O presidente estadunidense foi acompanhado do Historiador de Havana, Eusebio Leal Spengler, quem fez uma explicação sobre o lugar histórico.
Photo: TELESUR

Conhecida antigamente como Praça da Igreja, por ser a sede da Paroquial Mor — primeira igreja de Havana — não foi até meados do século 16 que adotou o nome de Praça de Armas, quando o governador colonial, que morava no próximo castelo da Real Força, começou a utilizar o lugar para realizar desfiles e exercícios militares. Converteu-se, desde seu surgimento, em lugar de encontro dos moradores da vila e em seu redor foram assentes outras instituições fundamentais.

Destacam em seu devir histórico o processo de remodelação derivado da demolição da Igreja Paroquial Mor e a construção do Palácio do Segundo Cabo e dos Capitães-generais — o qual também foi visitado pelo presidente dos Estados Unidos. Ainda, destaque para sua reconstrução no ano 1834, quando lhe foi colocada uma estátua do rei da Espanha Fernando VII, que esteve ali até 1955.

Por outro lado, a Praça de Armas foi reconstruída nas primeiras décadas do século XIX. Entre os monumentos que a conformam encontra-se o complexo El Templete — construído em 1828 – e a estátua do Pai da Pátria Carlos Manuel de Céspedes, obra do artista cubano Sergio López Mesa, situada onde outrora se achava a de Fernando VII.

O presidente Barack Obama chegou a Cuba na tarde de domingo, 20 de março, para cumprir uma visita oficial até o próximo dia 22 de março. Além da visita a lugares históricos e culturais de Havana Velha, durante sua estada conhecerá o Memorial José Martí; será recebido pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, no Palácio da Revolução e se espera que participe no jogo de beisebol entre o time Tampa Bay Rays das Major Leagues dos Estados Unidos e a seleção nacional de Cuba no estçadio Latinoamericano, entre uotras actividades.
 

Back to top