#

Presidente Barack Obama presta homenagem a José Martí

21 de Março de 2016 2:18pm
editor
Presidente Barack Obama presta homenagem a José Martí

Com a colocação de uma oferenda floral no Memorial José Martí, na Praça da Revolução, depois de escutar as notas dos hinos de ambas as nações, iniciou o segundo dia da sua visita oficial o presidente dos Estados Unidos da América, quem chegou a Cuba na tarde do domingo, 20 de março, acompanhado de sua família, membros de seu gabinete e congressistas republicanos e democratas.

Acompanhado do vice-presidente do Conselho de Estado, Salvador Valdés Mesa; John Kerry, secretário do Estado dos EUA; José Ramón Cabañas, embaixador de Cuba nos Estados Unidos; bem como por Josefina Vidal, diretora para os Estados Unidos na chancelaria cubana, Obama percorreu o exterior do Memorial e ofereceu declarações à imprensa, para depois conhecer as diferentes salas do Museu, onde se preserva uma parte da memória documental da vida e a obra do Apóstolo.

Segundo a agenda do dignitário em sua visita a Cuba — que se estende até amanhã terça-feira, — depois deste percurso será recebido oficialmente no Palácio da Revolução, onde terá conversações oficiais com o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz. Ainda, espera-se que hoje ambos os presidentes ofereçam declarações à imprensa e Obama participe do Fórum Empresarial Cuba-Estados Unidos.

Esta é a primeira visita a Cuba de um presidente dos Estados Unidos desde há quase 90 anos — quando Calvin Coolidge viesse, em 1928, à 6ª Conferência Pan-americana — e também a primeira durante os mais de 50 anos de bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por este país do Norte à Ilha maior das Antilhas.
 

Back to top