Termatalia alcança sua maioria de idade no Brasil

20 de Setembro de 2018 6:25am
coordinador
Termatalia alcança sua maioria de idade no Brasil

Termatalia Brasil, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, fechou a porta de sua 18ª edição reforçada como o grande evento internacional do turismo de saúde e bem-estar. Celebrado em Foz de Iguaçu este encontro chamou mais que 2.500 profissionais que procederam de 34 países e contribuíram para incluir esta cidade brasileira no mapa do termalismo mundial. Foram dois dias de intensa atividade nesses que o negócio, a qualificação profissional e o capital relacional voltaram para serem os principais eixos da feira.

O encerramento oficial desta edição teve a presença de Marcos Stamm, o diretor brasileiro geral de Itaipu Binacional, a central hidroelétrica que gera a maior quantidade em energia limpa do Planeta e responsável para 25% da eletricidade consumidos no Brasil e de 56% disso de Paraguai. Foi acompanhado neste ato pelo secretário de turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; o conselheiro de Termalismo de Ourense, Jorge Pumar; o deputado de Termalismo de Ourense, Ana Villarino; o senador Francisco José Fernández e o diretor geral de Termatalia, Alejandro Rubín.

CATA INTERNACIONAL DE ÁGUAS

Durante o ato final os prêmios de 16ª horas foram entregues. Cata Internacional de Águas, dirigidas pela sumiller galego Mercedes González. O júri foi formado por peritos da Espanha, Brasil, Argentina e França. Os resultados desta cata, na que participaram 18 marcas de vários países, foram os seguintes:

Água Mineral muito fraca sem gás: a ganhadora foi "Gond Wana" de Paraguai.

Água Mineral Natural sem gás de meio mineralização:

-              1º prêmio: Cabreiroá (a Galícia - a Espanha)

-              2º prêmio: Monchique (Portugal)

-              3º prêmio: Gravatal (Brasil).

Água mineral com gás natural: o ganhador foi Campilho (Portugal).

Água mineral natural com gás somado:

-              1º prêmio: Magma de Cabreiroá (a Galícia – a Espanha).

-              2º prêmio: Leviandade (Brasil).

Prêmio especial para recipiente inovador: Sferrie (Brasil).

TERMATALIA 2020, APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS.

Antes do ato oficial de encerramento três candidaturas fossem apresentadas para dar boas-vindas à próxima edição de Termatalia em América que estará em 2020, nos anos impares a feira sempre acontece na sua sede original: a cidade de Ourense. O Equador, Colômbia e a província argentina de Entre Rios realizaram uma apresentação dos seus recursos ternais e das razões para aquele seu desejo para transformar-se em sede de Termatalia. A sede eleita será comunicada na próxima edição da feira que acontecerá em Ourense em setembro de 2019.

A candidatura de Equador foi defendida pelo representante do ministério de Turismo, Patrício Miller, e o presidente da Câmara Espanhola de Comércio e Indústria de Quito, Rafael Roldán.  Eles fizeram chegar à organização da feira a petição do ministro de Turismo do país, Enrique Ponce de León, transformar em sede e eles realçaram o seu potencial termal com áreas importantes termais como Cuenca (Patrimônio da Humanidade), Banheiros de Água Santa ou Chachimbiro e sua origem vulcânica.

A candidatura da província argentina de Entre Rios foi apresentada pelo sua secretária de turismo, Carolina Gaillard em que trouxe uma revisão como o termalismo mudou a vida desta província que concentra a maior quantidade em destinos termais de Argentina com 13 cidades que tem 16 complexos. Também, esta província promoveu a apresentação no congresso de uma inciativa para criar uma lei que regule o uso terapêutico das águas termais. Parafraseando o lema de promoção desta província, "Entre Rios faz bem", o secretário de turismo quis realçar aquele "Termatalia faz bem" para todos os agentes do setor que criam redes benéficas de colaboração para todas as partes incluídas.

A última das candidaturas foi apresentada por Ricardo Ramírez, Codiretor do Plano de Negócios de Turismo de Bem-estar de Colômbia que indicou a aposta do novo governo do país para a “Econômica Laranja” que apoia a criatividade e que também inclui ao turismo. Ele reivindicou a largura e a oferta dos recursos termais de seu país mesmo que a Colômbia é o segundo país com a maior biodiversidade no mundo.

Back to top