Turismo aumentará faturamento e empregos em 2006, diz ministério brasileiro

27 de Julho de 2006 12:00am
godking

Pesquisa do Ministério brasileiro do Turismo (MTur) aplicada junto a empresários de oito grandes segmentos do trade turístico confirma a tendência de crescimento do setor em 2006. A expectativa do aumento de faturamento neste primeiro semestre é de 12% em relação ao mesmo período do ano passado e a de contratações, segundo manifestação das empresas ouvidas, chega a 41%.

Os dados constam do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), publicação do MTur elaborada pelo Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), divulgado semana passada pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia.

A expectativa de aumento de faturamento é fortemente influenciada pelos setores de transporte aéreo (17%), operadoras (17%) e receptivo (29%).

O Boletim, publicado a cada trimestre, leva em consideração a expectativa dos empresários de oito segmentos: transporte aéreo, parques temáticos e atrações turísticas, agências de viagens, organizadoras de eventos, hotelaria, operadoras, receptivo e restaurantes, totalizando 726 empresas em todo o País.

Os números consolidados destacam a expectativa de manutenção do bom desempenho do setor do turismo em 2006, assim como ocorreu em 2005, com 41% das empresas que responderam estimando novas contratações para o primeiro semestre de 2006. As mais elevadas intenções de contratação são detectadas no setor de turismo receptivo (74%) e eventos (31%).

Back to top