#

Vinho do Porto entrou na moda e vendas disparam

09 de Maio de 2016 3:48pm
editor
Vinho do Porto entrou na moda e vendas disparam

"Nunca o vinho do Porto cresceu assim", resume Manuel Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, referindo-se ao aumento de 21,7% em valor nas vendas de vinho do Porto no mercado interno, num total de 10,9 milhões de euros que são complementares aos 57,5 milhões de euros exportados, segundo dados do primeiro trimestre do ano.

"Este crescimento revela que a aposta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e das empresas no mercado nacional está a dar frutos. Há quem diga que o turismo também contribui para este aumento, mas não é legítimo dizer que é só isso porque tem havido um aumento do consumo pelos residentes", analisa Manuel Cabral.

Um exemplo dessa aposta na promoção do vinho do Porto é o Porto & Douro Wine Show, já na 10.ª edição, que se realiza neste fim de semana em Lisboa, no Mercado da Ribeira. "Além de ser uma mostra de vinhos do Porto, é uma oportunidade de simplificarmos o vinho do Porto às pessoas, por exemplo, com o 'speed tasting', onde em dois minutos se fica a saber o que é um ruby", explica o responsável.

Apesar de o ano passado ter sido de vendas recorde para os vinhos do Douro e do Porto, e de os números do primeiro trimestre superarem os do período homólogo de 2015, o presidente do IVDP recusa antecipar novos recordes. "Há um ano, o primeiro trimestre não foi tão bom e nada fazia prever que iríamos encerrar o ano com um recorde em que ultrapassámos, pela primeira vez, os 500 milhões de euros de vendas. Os mercados nem sempre têm um comportamento previsível", justifica.

No primeiro trimestre, os vinhos do Douro e do Porto cresceram 4,1% em volume de negócios, subiram 1,9% no preço médio e venderam mais 2,1% em quantidade de caixas. Nas exportações, o vinho do Porto tem vindo a perder "alguma quantidade", tendo sido vendidas 1,45 milhões de caixas, mas o aumento do preço médio é, para Manuel Cabral, "mais importante", porque "valoriza o produto".

Back to top