Vive teu próprio filme, descobre destinos cinematográficos

06 de Agosto de 2018 1:28am
coordinador
Vive teu próprio filme, descobre destinos cinematográficos

As redes sociais e filmes dão um boom incomparável em alguns destinos. Já as dúvidas de viagem não vão sobre a eleição entre praia ou montanha, descanso ou aventura, viajar pelo próprio país ou se ir ao estrangeiro, hoje em dia o abanico de possibilidades se foi abrindo com a irrupção de novidades como a do “turismo para amantes do cinema”.

Esta nova tendência tem criado uma verdadeira corrente turística entre os amantes da sétima arte e sonhadores

O crescente interesse dos turistas em visitar os lugares nos que se filmaram filmes e especialmente séries de grande audiência, abre uma importante oportunidade, através da indústria cinematográfica, para promover as visitas a ditos lugares.

A eleição de destinos turísticos a partir do visto numa série ou um filme é um fenómeno que cresce em todo mundo e que representa uma importante alternativa para diversificar a oferta turística e combater a sazonalidade. Mas isto não sempre é obra da casualidade, muitos destinos já realizam um trabalho planejado. Hoje em dia, os diferentes promotores de destinos por todo mundo criam estratégias para aproveitar o poder do turismo cinematográfico.

O conceito básico é relacionar aos visitantes com lugares popularizados pelos filmes e séries. As entidades dos países onde se filmam os filmes aproveitam as obras para criar percursos e atrações para atrair viajantes. A cada vez é mais frequente que os governos desenvolvam campanhas turísticas criadas a partir dos filmes, sobretudo os filmes e séries de grandes orçamentos. As autoridades inclusive outorgam subsídios e consultam e coordenam planos com os mesmos produtores e diretores de cinema dantes as filmagens.

Segundo TCI Research 80 milhões de viajantes elegerão seu destino com base em filmes e séries, pelo que os destinos turísticos que apoiem filmagens poderão obter grandes benefícios em comparação com promoções e estratégias de marketing tradicionais.

O estudo determina que os principais mercados emissores emergentes de Brasil, Rússia, Índia, Chinesa e África do Sul, isto é, os países denominados BRICS são os que mais respondem aos métodos de promoção turística através do cinema e séries.

FONTE: Travel to Latam

Back to top