Termatalia 2019: Galiza entre os melhores destinos para o turismo saúde

11 de Dezembro de 2018 1:25pm
editor
ourense-galiza-termal

A proteção dos aquíferos de água mineral através da defesa de seus perímetros de proteção, a inclusão dos tratamentos terapêuticos dos balneares no portfólio de serviços de saúde, a valorização da cultura termal e o aproveitamento das novas tecnologias em iniciativas de promoção, aparecem entre os novos desafios do setor termal da Galiza.

Sede da 19ª Feira Internacional do Turismo Termal, Saúde e Bem-estar, que terão lugar na cidade de Ourense, do 19 - 20 de setembro próximo, na atualidade, Galiza é a comunidade espanhola líder em oferta termal, com mais de 3.000 praças hoteleiras e 23 balneares que representam em torno do 20% dos estabelecimentos nacionais.

Os balneares galegos no seu conjunto recebem a uns 150.000 usuários a cada ano, principalmente das Astúrias, Castela-Leão, Madrid e Catalunha, além de Galiza.

Galiza destino de turismo de saúde de referência na Espanha. A sua oferta termal constitui, após o Caminho de Santiago, o produto turístico com maior potencial internacional.

Os balneares representam além disso um modelo de empresa sustentável, já que trabalham para garantir o futuro do recurso, melhoram a qualidade de vida dos usuários e contribuem a fixar população por médio da geração de emprego.

termal-balneario-galiza

Conheça a Ourense a cidade termal

Por sua vez, Ourense é a terceira cidade maior da Galiza, porta de entrada à comunidade desde a meseta e está localizada a 60 km da fronteira com Portugal, e na atualidade tem cerca de 110.000 habitantes.
Superando os 4 milhões de litros de água mineral- medicinal ao dia, Ourense é a segunda cidade da Europa em volume termal, só superada por Budapeste.

As suas fontes naturais manam do solo a temperaturas de até 70 graus e os seus vestígios romanos comprovam seu uso mineiro-medicinal desde há 2000 anos.

As águas termais aqui são águas bicarbonatadas, sódicas, fluoradas, sulfuradas e que contêm litina, são de mineralização média e estão especialmente indicadas para tratamentos reumáticos, afeções de músculos, ossos ou vias respiratórias, doenças da pele, alergias... e como cura anti-stress.

Se tem mais de 50 anos, o Programa “Ourense, a província termal + RENFE” oferece-lhe estadias de 6dias/5noites nos balneares da província de Ourense com a deslocação ida/volta em comboio desde A Corunha, Albacete, Alicante, Astorga, Barcelona, Bilbao, Burgos, Cáceres, Calatayud, Cartagena, Castellón, Córdoba, Cuenca, Girona, León, Lleida, Madrid, Málaga, Monforte, Múrcia, Palencia, Ponferrada, Pontevedra, Valencia, Santiago de Compostela, Segóvia, Sevilha, Vigo, Zamora ou Saragoça.

galiza-termal

Sobre Termatalia

Termatalia é uma feira estabelecida internacional do turismo termal, saúde e bem-estar. Já que a exposição tem lugar em destinos cambiantes - na Espanha e outros países latino-americanos - faz uma contribuição importante ao intercâmbio intercontinental de experiências e conhecimentos nas áreas de saúde e bem-estar.

Em 2014 recebeu o Prémio ‘Excelências Turísticas 2014’ outorgado pelo grupo de comunicação internacional Excelências e que têm o objetivo de fomentar a excelência nos âmbitos relacionados com o turismo e a cultura.

O júri deste prémio, composto por jornalistas e empresários do setor de vários países, valorizou o facto de que Termatalia seja “a única cita especializada a nível mundial que representa a ponte termal entre Europa e América Latina”. A entrega desta distinção teve local no âmbito de Fitur, a Feira Internacional de Turismo de Madrid.

O eixo transversal doo prêmio Excelencias desta edição é a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, e é por isso que duas novas categorias emergem: o Prêmio Verde e o Prêmio Azul, que são adicionados às categorias entregues em outras ocasiões e não serão exclusivos a este ano Essas distinções têm como objetivo "destacar todos os projetos que têm vocação para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, não apenas do turismo, mas de todas as facetas da sociedade".

 

 

Back to top