#

Entre Rios será a sede de Termatalia 2020

20 de Setembro de 2019 9:19pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
entre-rio-sede-termatalia

Termatalia 2019 fecha as portas de sua edição em Ourense tendendo já a ponte para a organização da edição de 2020 que celebrar-se-á na província argentina de Entre Rios.

A secretária de Turismo entrerriana, Carolina Gaillard, recolhia esta manhã a testemunha que lhes converte em sede da próxima edição em América Latina de mãos do conselleiro de Cultura e Turismo do Governo de Galiza, Román Rodríguez, do presidente da Deputação de Ourense, Manuel Baltar, e do vice-presidente do comité executivo de Expourense, Jorge Pumar.

Entre Rios assume desde hoje o repto de planejar Termatalia 2020, uma candidatura que conta com o apoio do governador da província, Gustavo Bordet, e com o respaldo da iniciativa privada e dos empresários que lideram os 16 complexos termais da província.

Esta entrega foi o ato central da segunda e última jornada de Termatalia 2019 na que se celebrou também uma nova edição, a 17ª já, da Prova Internacional de Águas que esteve dirigida pela hidrosumiller galega Mercedes González e contou com um júri formado por profissionais de Espanha e França. Os resultados desta prova foram os seguintes:

- Categoria Água de Mineralização Muito Débil: 1º Prêmio: Água Sã (Pontevedra - Espanha)

- Categoria Água de Mineralização Débil:1º prêmio: Água Nº 9 (Jaén - Espanha).2º prêmio: Águas de Monchique (Monchique - Portugal)3º prêmio: Sanxinés (Pontevedra – Espanha)

- Categoria Água mineral com gás natural: 1º prêmio: Magma (Ourense – Espanha)

- Categoria de Água Mineral com gás acrescentado:1º prêmio: Magma (Ourense – Espanha)2º prêmio: Água de Solares (Cantabria – Espanha)3º prêmio: Água de Sousas (Ourense– Espanha)

- Categoria “Embalagem inovadora”:1º prêmio: Água Nº 9 (Jaén - Espanha).2º prêmio: Magma (Ourense – Espanha)

- Categoria Responsabilidade Social Corporativa: Fontecabras (Zaragoza- Espanha).

 

Durante esta segunda jornada continuaram as reuniões de negócio no Workshop de Contratação Turística entre os expositores e os 26 touroperadores. Termatalia tem sido também o marco eleito para a posta em marcha da primeira ação do projeto “Um descanso nos Caminhos” promovido pelo Clúster de Turismo de Galiza com o apoio da Agência de Turismo de Galiza a petição dos sócios Expourense, Balneários de Galiza, Grupo Caldaria e a Federação Provincial de Hotelaria de Ourense.

Este projeto procura organizar estadias nos balneários dos diferentes Caminhos de Santiago.

Termatalia acolheu também esta manhã a apresentação de Enbhiga 2019, o Encontro Bioceánico Hispano de Gastronomia que celebrar-se-á na província de Ourense entre os dias 15 e 19 de outubro e que congregará a cozinheiros e imprensa de uma dúzia de países.

Na mesma Área de Alimentação Saudável também deram-se oficinas de cozinha com água termal incluindo um de realização de gelado termal com água de As Burgas.

Já pela tarde, se realizaram várias apresentações de destino termales dirigidas aos touroperadores e à imprensa especializada como a da província argentina de Santiago do Estero, Foz do Iguaçu no Brasil e o projeto Termas Centro do Portugal.

Relativo ao conhecimento, hoje celebrou-se o Encontro Internacional a Sessão sobre Turismo, Inovação e Sustentabilidade, enquadrada no XIV Encontro Internacional sobre Água e Saúde que contou com a participação de 46 palestrantes de uma dúzia de países.

Nesta sessão participaram touroperadores especializados neste setor como Pravassa do Estados Unidos, Rusticae de Espanha e Chile ou Nextel ou Yu Travel, de Espanha.

A jornada complementou-se com outra sessão que analisou o desenvolvimento de estratégias e enfoques a novos mercados para o turismo de saúde na que participaram Balnearios de Galiza, Costa Cálida Cares de Múrcia ou representantes de empresas do sector de países como Eslovénia (Associação eslovena de balneários).

Termatalia 2019 fecha já mas amanhã sábado seguirá tendo atividades relacionadas com ela. já que os visitantes de 34 países realizarão alguma das rotas termales que se organizaram a Cortegada e Melgaço, organizada pelo projecto Raia Termal e à Eurocidade Verín-Chaves Vidago.

Após dois dias de intensa atividade conclui a 19 edição de Termatalia, que convocou a un seis mil visitantes de uns 34 países.

Culmina assim na Semana Termatalia na que Ourense converteu-se em epicentro do termalismo mundial acolhendo três eventos internacionais: o Congresso Internacional de Termalismo 2021-2027, o Simpósio Internacional sobre Água e Qualidade de Vida e Termatalia.

Back to top