#

Termatalia 2019, a grande “ONU Termal”

20 de Setembro de 2019 8:55pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
termatalia-2019

Termatalia é uma grande ONU Termal na que convergem todas as nações termais relevantes do mundo, disse hoje o presidente da Deputação Provincial de Ourense e presidente eleito da Associação Européia de Cidades Históricas com Património Termal (EHTTA), Manuel Baltar, durante a inauguração da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar que abriu as portas de sua 19ª edição em Expourense.

Neste encontro, reconhecido já como marca mundial do termalismo, participam 34 países para se promover como destinos de turismo de saúde e para adquirir conhecimentos sobre como o gerir.

O presidente do Parlamento de Galiza, Miguel Santalices, aproveitou para destacar o enorme potencial terapêutico do termalismo e para solicitar uma vez mais que o Sistema Nacional de Saúde recolha o termalismo em sua carteira de serviços, como já acontece em outros países de Europa.

Intervieram ademais neste ato a diretora geral de Comércio da Xunta de Galiza, Sol Vázquez, e a vereadora de Turismo e Termalismo da Prefeitura de Ourense, Flora Moure, que destacaram o papel da feira à hora de posicionar internacionalmente a Ourense e a Galiza como destinos termais.

Também interveio o presidente saliente de EHTTA, Giuseppe Bellandi, que cederá este cargo a Manuel Baltar no próximo mês de outubro e se mostrou emocionado por ser o último evento internacional ao que vai como representante desta associação que integra a 50 destinos de 16 países.

Após terem sido sede de Termatalia 2018, o Brasil participa nesta edição como país convidado. O representante da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Washington Sena, explicou que a celebração da feira supôs um dantes e um depois na promoção desta cidade como destino também de saúde, e destacou o enorme potencial aquífero de Foz de Iguaçu, “Contamos com dois mil litros de água pelo cada habitante do Mundo”.  

Esta primeira jornada de feira registou uma grande atividade formativa e de negócio. Esta manhã arrancava o XIV Encontro Internacional sobre Água e Termalismo no que estão a participar 46 experientes de 12 países e se davam cursos especializados relacionados com a qualidade no wellness e de hidrosumiller. O negócio esteve centrado no Workshop de Contratação Turística no que participam 26 touroperadores internacionais.

Entre as atividades desenvolvidas até hojr esteve a apresentação, à imprensa internacional, do livro “Ourense, província termal” que põe em valor o património termal da província correu a cargo da deputada de Termalismo de Ourense, Ana Villarino Pardo. 

Também apresentou-se a APP “Auga de Galiza” em língua galega que promove o Clúster do Água Termal e Mineral de Galiza e que contou com a participação do secretário Xeral de Política Linguística do Governo Galego, Valentín García. Dentro da sessão de Hidrología Médica teve lugar a apresentação da guia didática "Os balneários de Galiza. Descobre suas possibilidades para a saúde”, uma ferramenta instrumento que vai-se pôr a disposição dos professores dos últimos cursos de Educação Primária (5º e 6º) e primeiros de Ensino Secundária Obrigatória (1º e 2º) de Galiza.

Termatalia também é o espaço para a apresentação a agências de viagens e imprensa especializada em turismo e saúde dos destinos presentes na feira.

Dentro do Área de Alimentação Saudável deram-se hoje oficinas de cozinha sã ao vivo a cargo do chef espanhol Carlos Parra e do costaeeiquenho Rodrigo Vargas. Amanhã continuarão e incluirão a oficina de elaboração do “Gelado termal” da Central Heladera que contêm um 65% de água termal de As Burgas, em Ourense.

Back to top