"Low cost" na Europa um setor em crise

06 de Fevereiro de 2019 9:29pm
editor
germania-companhia-aerea

A linha aérea alemã Germania, com sede em Berlim, apresentou um pedido voluntário de concurso de credores, declarando-se insolvente e em falência, e suspendeu todas as suas operações.

O conselheiro delegado da companhia, Karsten Balke, explicou que a diretiva não tinha conseguido levar a cabo com sucesso as gestões realizadas para resolver a falta de liquidez que sofria a companhia no curto prazo. "Lamentamos muito que, em consequência, a nossa única opção era declarar a insolvência", disse.

Balke lamentou as consequências para os empregados da companhia e disse que estes tinham dado "o melhor de si" para assegurar o funcionamento da empresa. A princípios de janeiro transcendeu que Germania atravessava dificuldades financeiras e que não podia pagar os salários dos empregados.

A companhia de baixo custo germana conta com uma frota a mais de 30 aviões e transportava ao ano quatro milhões de passageiros na Europa, Oriente Médio e norte da África.

A insolvência da linha aérea afeta a Germania Fluggesellschaft e às empresas de serviços técnicos, mas não ao ramo suíço Germania Flug AG nem à búlgara Bulgarian Eagle, esclarece a companhia aérea em um comunicado.

Os passageiros que reservaram seus voos de Germania em um pacote com hotel incluído deverão dirigir às agências de viagem para mudar seu voo, enquanto quem compraram o voo de Germania diretamente não terão direito a compensação segundo as leis atuais, precisa o comunicado.

Em 2018, uma dezena de companhias aéreas "low-cost" desapareceram, entre elas a belga VLM, a dinamarquesa Primeira Air ou a Cobalt Air de Chipre.

E 2019 parece começar com a missa tendência com a quebra de Germania, que transportava mais de quatro milhões de passageiros por ano e anunciou a anulação de todos os seus voos.

Fundada em 1978 com o nome de Special Air Transport mudou sua marca a Germania em 1986, com base em Berlim desde o ano 2009. Oferecia voos a mais de 60 destinos na Europa, Norte América e Oriente Médio. A companhia operava junto com suas sócias da Suíça e Bulgária mais de 30 jets de distância média.

Back to top