OMT celebra em Segóvia Foro sobre reptos demográficos para o turismo

foro-turismo-innovacion

A Organização Mundial do Turismo (OMT) celebrou o foro “Enfrentando o desafio demográfico através do turismo e a inovação” em Segóvia, a cuja inauguração assistiu o Premiê espanhol Pedro Sánchez; a ministra espanhola de Indústria, Comércio e Turismo, María Reyes Maroto; o presidente da Junta de Castilla e León, Juan Vicente Herrera; a prefeita de Segóvia, Clara Isabel Luquero; e o secretário geral da OMT, Zurab. Pololikashvili.

No foro, o turismo e a inovação destacaram-se como soluções finque para abordar o êxodo rural sofrido pelo nesse âmbito.

Para citar ao Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili: "A OMT quer trabalhar junto com Espanha para converter a discussão sobre o repto do êxodo rural numa conversa sobre as oportunidades que representa o meio ambiente rural. A Agenda 2030 está comprometida a não deixar ninguém por trás, inclusive a zonas e seus habitantes".

Assinalou que o turismo representa um da cada dez empregos no mundo. Em 2019, a OMT está a dedicar no ano especialmente à educação, o desenvolvimento de habilidades profissionais e o emprego, a capacitação de qualidade em turismo e inovação para enfrentar os desafios e assegurar a sobrevivência do médio ambiente rural.

O premiê de Espanha, Pedro Sánchez, destacou os esforços que está a realizar o organismo internacional de conjunto com as oportunidades criadas nas regiões do interior do seu país através do turismo rural, a transformação digital e os novos modelos de atividade económica.

Durante o evento, figuras destacadas dos âmbitos político, empresarial e cultural irão falar sobre os desafios propostos pela perda gradual da população nas zonas rurais. Muitos experientes também discutiram o papel do turismo rural como ferramenta para a revitalização socioeconómica, a sustentabilidade e o reequilíbrio territorial.

Back to top