Praias de Rio de Janeiro libres de contaminação ambiental

Praias-RiodeJaneiro

As vazias praias de Rio de Janeiro estão-se recuperando no meio da pandemia de coronavirus, já que a queda na quantidade de banhistas tem feito baixar a contaminação e permitiu a volta de alguns pássaros a sua espetacular costa.

Conquanto nas últimas semanas Rio tem relaxado as medidas de confinamiento destinadas a frear a propagação do vírus, muitos lugareños ainda evitam praias famosas como Copacabana e Ipanema como medida de precaução.

Onde dantes tinha um bosque de guarda-sol, música a todo volume e poucos centímetros de areia desocupada, agora o único som é do mar turquesa em as baías em grande parte vazias.

O biólogo Mario Moscatelli disse a agência Reuters que a escassez de visitantes e tráfico está dando um respiro às praias da cidade de várias maneiras. “É algo positivo da pandemia... sem humanos em as praias, o espaço vazio está ocupado por fauna nativa que não se viu aqui por muito tempo. Ademais, há menos lixo”.

Décadas de sobreexplotación têm afetado as praias e suas águas. A Baía de Guanabara pode ser visto prístina em a superfície, mas a vida em suas águas tem sido impactada pelo estrés de milhares de visitantes diários.

Moscatelli espera que após a pandemia possa ser encontrado um melhor equilíbrio entre a natureza e a vida humana em Rio. O especialista confia em que a sociedade aprenderá das medidas de fechamento “e compreenda que a saúde e o médio ambiente são nossos maiores tesouros, e do que depende nossa saúde”.

Back to top