25 rotas a Santiago de Compostela no Ano Xacobeo

18 de Janeiro de 2021 11:25am
Redação Caribbean News Digital Portugues
CaminoSantiago

No novo Ano Xacobeo 2021 é um convite para explorar a profusa rede de itinerários jacobeos existente em Espanha e Portugal. Esta guia, da coleção Nómadas de GeoPlaneta, está destinada tanto a peregrinos com experiência como sem ela, com muita informação prática e ideias para planejar e desfrutar dos caminhos que levam a Santiago.

Sergio Fernández Tolosa, experiente ciclista e caminhante, jornalista e fotógrafo, descobre-nos 25 rotas históricas de peregrinação, junto com algumas outras variantes, muitas delas praticamente desconhecidas, que nas últimas três décadas se documentaram, recuperado e sinalizado. E todo pára que o peregrino possa encontrar a informação e a inspiração necessárias e eleja a rota que mais lhe convenha, já seja a pé ou de bicicleta.

A guia ilustra-se com fotografias e mapas e inclui toda a informação necessária para planejar a rota escolhida.

portada_caminos-de-santiago_sergio-fernandez-tolosa

Existem muitas guias do Caminho de Santiago. Neste caso, Sergio Fernández Tolosa, tem decidido percorrer Espanha para fazer uma guia dos muitos Caminhos de Santiago que existem, desde o popular e conhecido Caminho Francês ou o Caminho Primitivo, até outros mais desconhecidos e menos transitados, como o Caminho Mozárabe, o Baztanés, o de Madri, ou o Caminho da Lana.

Este livro-guia ilustrado, responde a todas as possíveis “duvidas peregrinas”: Qual é a origem do Caminho de Santiago? Que diferença há entre peregrinar durante o Ano Santo ou em qualquer outro momento? Há que o fazer obrigatoriamente a pé, de bicicleta ou de cavalo? Como eleger uma rota entre os mil e um caminhos que levam a Santiago? Como se preparar física e mentalmente para o peregrinagem? Como levar a bagagem perfeita para um nómada? E o calçado ideal para andar com passo firme até Santiago? Como fazer a rota a pedales? Onde dormir e comer ao longo do Caminho?...

Este é também um livro cheio de conselhos práticos, onde praticamente nenhuma dúvida fica sem resposta. E por suposto, a atualidade tem levado a incluir um capítulo específico com conselhos para peregrinar em tempos de coronavirus.

O autor tem selecionado 4 grandes caminhos e suas variantes (Primitivo, Francês, do Norte e Via da Prata), outros 4 caminhos menos conhecidos (o de Madri, o Catalão, o Mozárabe e o Português), e 4 caminhos para os peregrinos de ultramar (o caminho inglês, o do Ebro, o de Levante e o do Maestrazgo e Baixo Aragón.

Ademais, propõe 4 rotas alternativas mais solitárias, como são o Caminho Baztanés, o Caminho Basco do Interior, o Caminho Soriano e o Caminho Esquecido, para concluir com 3 caminhos diferentes e minoritários, como são o Caminho Lebaniego e Rota Vadiniense, o Caminho do Salvador e o Caminho da Lana dos peregrinos trashumantes.

Ao todo 25 possibilidades para um mesmo fim: chegar a Santiago de Compostela neste Ano Aposentar ou nos próximos. O livro tem um plus: um layout de outros 10 caminhos, para além das rotas mais calcadas.

Back to top