Conhece a nova permissão para viajar a Europa em 2022: ETIAS

08 de Fevereiro de 2021 11:07am
Redação Caribbean News Digital Portugues
ETIAS (Foto Shengen Visa)

Atualmente o visto Shengen permite a entrada de todo o que o possua a diferentes países de Europa sem necessidade de ter, ademais, um visto do país em questão, realidade que irá ser diferente a finais de 2022 quando todos os cidadãos portadores de uma Shengen, deverão tramitar a nova autorização eletrônica de viagem ETIAS, prévio a sua entrada aos países europeus subscritos ao acordo de livre circulação.

ETIAS, pelas suas siglas em inglês, é o novo Sistema de Informação e Autorização de Viagens que empregará a União Européia (UE) a fim de reforçar a segurança em os controles migratorios e reduzir os atrasos em fronteira.

Nacionais a mais de 60 países e que atualmente gozam de isenção de visa deverão, então, tramitar uma permissão de viagem ETIAS para visitar os países Schengen, por estâncias curtas (não maiores a 90 dias) por turismo ou negócios.

ETIAS: autorização que se tramita 100% on-line

ETIAS pode ser tramitado de forma eletrônica sem necessidade de ir a uma embaixada ou consulado, a diferença de um visto regular; e pode ser solicitado em recheando um formulário em linha, o que não toma mais de 15 minutos e como norma geral se obtém resposta à solicitação em matéria de minutos.

Uma vez o registro de ETIAS tenha-se efetuado de maneira exitosa, o sistema emitirá a autorização de viagem e enviará uma notificação ao solicitante via correio eletrônico.

A isenção de visa ETIAS autoriza a múltiplas entradas por turismo ou negócios aos países europeus pertencentes à Zona Schengen por estâncias que não excedam os 3 meses num período de 180 dias.

Uma vez emitida, ETIAS será válida por 3 anos consecutivos ou até que o passaporte associado à permissão expire.

Que preciso para solicitar um ETIAS?

O único documento imprescindível para tramitar uma autorização eletrônica de viagem ETIAS é um passaporte biométrico emitido por algum dos países elegibles e com uma vigência mínima de três (3) meses a partir da data prevista de chegada a território europeu.

Igualmente, o solicitante deverá contar com uma conta de correio eletrônico ativa (em a qual receberá sua isenção de visa ETIAS aprovada) e ter um cartão de crédito ou débito para o pagamento em linha de sua autorização ETIAS.

Do mesmo modo, em o formulário deverão ser proporcionado dados pessoais como nome completo, data de nascimento, país de residência e os dados de seu passaporte, bem como uma série de perguntas de segurança e saúde do viajante.

ETIAS: para reforçar a segurança migratoria

O comissário de Migração e Assuntos de Interior da Comissão Européia, Dimitris Avramopoulos, afirmou em declarações ao portal oficial do organismo que o ETIAS “é o eslabão que faltava em nosso gerenciamento de fronteiras, pois completa os vínculos entre nossas políticas de migração e segurança.

“Melhora as condições primeiramente em o espaço Schengen pára ao menos o 95 % dos viajantes isentos de visto. A abertura de Europa não deve ser efetuado em detrimento de sua segurança”.

Ao realizar uma solicitação ETIAS, o sistema se encarregará de armazenar e contrastar os dados do solicitante em bancos de dados da Interpol, Europol, o Sistema Schengen de Informação (SIS) e o VIS.

O sistema ETIAS conta com uma série de normas de avaliação e uma lista de alertas destinadas a detectar possíveis ameaças tanto para outros viajantes como para a integridade do território que deseja visitar.

É possível que dantes de iniciar sua viagem, as companhias aéreas ou de transporte verifiquem a disposição por parte do viajante de uma isenção de visa ETIAS aprovada. Não contar com esta permissão pode resultar em a denegación primeiramente ao país que deseja visitar.

ETIAS não é uma visa

De acordo ao portal oficial da Comissão Européia, o ETIAS não é uma visa, se trata de uma autorização de viagem que guarda muitas similitudes com a permissão eletrônica ESTA que devem tramitar os europeus para viajar a Estados Unidos.

Os cidadãos de países isentos de visa para visitar Europa, seguirão estando livres do requisito de visto, mas deverão obter esta permissão eletrônica que autorize sua viagem, prévia a sua entrada em o espaço Schengen.

Este mecanismo contribuirá a identificar às pessoas que poderiam apresentar um risco de migração irregular ou de segurança dantes de que cheguem às fronteiras e aumentará significativamente a segurança das fronteiras exteriores.

ETIAS: obrigatório para visitar Europa

Uma vez entre em vigor no final do 2022, a autorização de viagem ETIAS será obrigatória para que cidadãos de terceiros países isentos de visa possam viajar à Zona Schengen.

Em este momento, existem 60 países elegibles cujos cidadãos deverão tramitar ETIAS para deslocações de negócio, de prazer e de uma duração não maior a 90 dias.

Cabe recordar que ETIAS unicamente autoriza estâncias curtas no território europeu.

Aquelas pessoas que desejem viajar a Europa para viver, trabalhar ou realizar estudos de longa duração deverão solicitar uma visa Schengen para Europa que melhor se adapte a suas necessidades. (tourinews)

Back to top