Costa Rica lança seu Plano Nacional de Turismo 2022-2027

29 de Junho de 2022 7:05am
Redação Caribbean News Digital Portugues
CostaRica-ministro-William-Rodriguez

Um dos objectivos do Plano Nacional de Turismo é atingir em 2027 o rendimento de 4.900 milhões de dólares por divisas e a chegada a Costa Rica de 3,8 milhões de turistas.

“Depois de meses de trabalho conjunto entre o sector público e privado, nos compraze contar com a guia que permitirá seguir impulsionando ao turismo e seus encadeamentos, adaptados à nova realidade”, assinalou William Rodríguez López, ministro de Turismo dessa nação.

Como coluna vertebral do Plano se destaca o reconhecido modelo de desenvolvimento turístico costarricense, fundamentado em três pilares: a sustentabilidade, a inovação e a inclusividad, procurando uma distribuição equitativa de benefícios para contribuir com a melhoria da qualidade de vida à que Costa Rica aspira como nação. 

O Plano pretende, também, impulsionar o posicionamento do país como uma sociedade valiosa, fomentar uma visão compartilhada de futuro e promover tarefas no ambiental, social e económico. 

Meios locais indicam que Rodolfo Lizano, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico do ICT, informou da visão proposta no plano, que aponta a que o turismo segua sendo um dos sectores líderes da economia nacional e ademais valorize, aproveite e potencie de maneira responsável os recursos naturais, culturais e humanos que são parte essencial da experiência turística que oferece o país aos turistas tanto nacionais como internacionais.

Para Lizano, “unido a isto, que o turismo seja uma actividade inclusiva, resiliente, que gera encadeamentos, serviços inovadores, seguros e de alta qualidade para os turistas locais e estrangeiros, que lhes permita ligar com a esencia costarricense, suas riquezas, valores e com a sociedade valiosa que temos construído entre todos”.

Marcaram-se até três grandes objectivos destinados ao crescimento e melhora da indústria turística do país e para que o turismo se mantenha como líder da economia nacional.

O primeiro, promover uma actividade turística resiliente que aproveite de maneira sustentável o património turístico e cultural.

Assim, se quer contar, no horizonte de 2027, com planos de gestão de destinos turísticos que integrem o desenvolvimento turístico local, a produção sustentável e medidas para combater a mudança climática e seus efeitos em todos os 32 Centros de Desenvolvimento Turístico do país. 

Como segundo objectivo se marcou o impulsionar a distribuição da demanda nos 32 Centros de Desenvolvimento Turístico de Costa Rica para continuar melhorando a qualidade de vida das comunidades nas diferentes regiões.

Pretende-se que, num prazo de cinco anos, se atinja e supere o nível de 70 pontos no Índice de Progresso Social nesses centros.  

E já, o terceiro objectivo é manter ao turismo como o principal motor da economia costarricense, com o que em 2027 se prevê o rendimento de 4.900 milhões de dólares por conceito de divisas, a chegada ao país de 3,8 milhões de turistas  por todas as vias e de 400.000 cruceristas desembarcando em todos os portos do país. 

Marcam-se, também até seis estratégias para atingir os objectivos. (Fonte: Expreso)

Back to top