Elegem presidente do Fórum Iberoamericano de Jornalistas de Turismo

04 de Abril de 2019 3:14pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Luis-José-Chávez

O jornalista dominicano Luis José Chávez, foi eleito como novo presidente do Fórum Iberoamericano de Jornalistas de Turismo (FIPETUR), durante a assembleia geral dessa entidade, celebrada em Ponta Cana, República Dominicana.

FIPETUR, elegeu sua junta diretiva para o período 2019-2021 e lembrou propiciar a integração de novas entidades afines e promover alianças estratégicas com instituições representativas do turismo internacional.

A entidade, que representa associações de imprensa turística de Espanha, Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru, Panamá, Bolívia e República Dominicana, elegeu também a Oscar Guida, de Chile, primeiro vice-presidente; e Roque Baudean, de Uruguai, vice-presidente de relações internacionais.

Chávez, quem também preside a Associação Dominicana de Imprensa Turística (ADOMPRETUR), revelou que o fórum se propõe estabelecer acordos com organismos internacionais para estimular a troca de boas práticas entre os países que integram essa comunidade e promover um turismo responsável, sustentável e acessível para todos.

Entre as entidades consideradas para marcar alianças estratégicas realçam a Organização Mundial do Turismo (OMT); a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA); a Confederação de Organizações Turísticas de América Latina (COTAL); o Instituto de Qualidade Turística de Espanha; e a Organização das Nações Unidas   para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 Assistiram a este Fórum o presidente da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET) Mariano Palacín; o presidente de PRENSATUR Peru, Mario González; a diretora institucional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET); Meyre Coelho; a secretária geral María Shaw (CIPETUR); e a passada presidenta Miriam Petrone, de ABRAJET.

Durante a assembleia do Fórum também se lembrou criar um conselho de assessores integrado por autoridades e personalidades reconhecidas pela sua contribua à indústria da hospitalidade, e a cada uma poderá propor pelo menos dois candidatos por país.

Os diretores reunidos declararam de alto interesse gerir a integração de organizações e delegações de países iberoamericanos que ainda não estão representados em Fórum, entre eles Argentina, México, Cuba, Porto Rico, Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Equador, Paraguai, Portugal e Andorra.

Os representantes do Fórum lembraram igualmente desenvolver um novo portal institucional que contribua a reforçar os vínculos entre as associações do Fórum, a difundir informações sobre os eventos do turismo iberoamericano e mundial e a projetar os atrativos e novidades dos países representados em FIPETUR.

O Fórum, que por decisão da assembleia conhecer-se-á também pelas siglas de FIPETUR, lembrou   retomar o projeto da Capital Iberoamericana do Turismo (CIT), a partir duma proposta submetida pela Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET).

O projeto, orientado a reconhecer a cidade ou destino iberoamericano que mais se tenha destacado no desenvolvimento, gestão e promoção de seus valores turísticos foi apresentado pelo presidente da FEPET, Mariano Palacín, quem assumiu a responsabilidade de elaborar uma folha de rotas para ser socializada com os diretores do Fórum.

A assembleia acolheu positivamente a proposta da Associação Dominicana de Imprensa Turística (ADOMPRETUR) e do Círculo de Imprensa Turística de Uruguai (CIPETUR), de estabelecer um Conselho de Assessores integrado por autoridades e personalidades relevantes dos países representados pelo Fórum.

Durante o encontro aprovou-se por unanimidade a proposta de Hino da Imprensa Turística de Iberoamericana, apresentada pelo presidente de PRENSATUR Peru, Mario González.

A composição do hino é de Branca Rodríguez Vásquez, poetisa e jornalista peruana sócia de PRENSATUR, com arranjos musicais e vozes de Edmundo Delgado e Estrella Sachún.

Um tema declarado de alta prioridade  é agilizar a integração de organizações e delegações de países iberoamericanos que ainda não estão representados no Fórum, entre eles Argentina, México,  Porto Rico, Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Equador, Paraguai, Portugal e Andorra.

O agrupamento dos jornalistas Iberoamericanos, teve lugar na comunidade turística de Ponta Cana no marco do Dominican Anual Tourism Exchange (DATE), organizado pela Associação de Hotéis da República Dominicana (ASONAHORES) e a inauguração do novo hotel da corrente Meliá “The Grand Reserve at Paradisus Palma Real”.

Os trabalhos da assembleia levaram-se a cabo durante os dias 27 e 28 de março no salão Bávaro 1, do hotel Paradisus Palma Real.

Back to top