Malta pagará aos turistas que a visitem este verão

12 de Abril de 2021 9:14pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Malta (BBVA)

Com o objetivo de reativar sua indústria turística e adiantar aos destinos rivais, Malta planeja oferecer aos visitantes estrangeiros uma ajuda de até 200 euros a cada turista se ficam ao menos três dias na ilha mediterránea este verão.

O Ministro de Turismo, Clayton Bartolo, anunciou o plano na sexta-feira, dizendo que, dado que se espera que a maioria das restrições da COVID-19 se levantem em 1 de junho, os turistas que reservem suas férias de verão diretamente através dos hotéis locais receberão a dádiva.

Os dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo mostram que a indústria turística representa direta e indiretamente mais de 27% da economia de Malta, mas o setor se viu afetado pela pandemia de COVID-19.

O país atraiu a mais de 2,7 milhões de visitantes estrangeiros em 2019, número que têm caído mais de 80% desde que detectou-se o vírus em março de 2020.

Bartolo disse que os turistas que reservem alojamento num hotel de cinco estrelas receberão 100 euros da Autoridade de Turismo de Malta, que serão igualados pelo hotel para um total de 200 euros.

Num acordo similar, os que optem por um hotel de quatro estrelas receberão um total de 150 euros e os que reservem um hotel de três estrelas receberão 100 euros. A subvenção aumenta um 10% quando as reservas se realizam em hotéis da pequena ilha maltesa de Gozo, a três quilômetros ao norte do continente. Espera-se que beneficie a uns 35 mil visitantes.

Malta tem a maior taxa de vacunação contra o vírus da União Européia, tendo administrado ao menos uma dose ao 42% dos adultos.

Produziu-se um forte descenso dos novos casos da COVID-19, com uma taxa de positividade -a percentagem de provas que arrojam um resultado positivo- que tem descido ao 2,6%, e o governo tem instado à UE a introduzir passaportes com a vacina para facilitar as viagens.

Bartolo disse que também estão em conversas para fomentar as viagens entre Malta e Grã-Bretanha, cujos habitantes representam um terço dos turistas que recebe a antiga colônia britânica.

Back to top