Mensagem da CTO pelo Dia Mundial do Turismo

28 de Setembro de 2020 4:33pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
CTO-Dia-Mundial-Turismo

A Organização de Turismo do Caribe (CTO), o organismo de desenvolvimento turístico da região, une-se à comunidade mundial na celebração do Dia Mundial do Turismo 2020 sob o tema "Turismo e desenvolvimento rural".

No dia internacional deste ano celebra-se num momento em que a indústria turística mundial se enfrenta a uma crise de proporções históricas devido à pandêmia da Covid-19. De fato, é possível que o seu verdadeiro impacto não se conheça até dentro de algum tempo. No entanto, o imediato em nossa região é muito evidente.

Tendo começado o ano 2020 com um novo recorde de chegadas de turistas, o fechamento dos aeroportos em março foi seguido de praticamente nenhuma viagem para o Caribe em abril e maio. O resultado foi uma diminuição de 57% das chegadas entre janeiro e junho, o que se traduz numa diminuição estimada de 50% ao 60% da despesa dos visitantes, que pode ser observado diretamente na forma de empresas turísticas fechadas, e em todo o espectro econômico em forma de rendimentos significativamente reduzidos tanto no setor público como no privado. Ademais, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que quase meio milhão de trabalhadores do turismo no Caribe se enfrentam à perspectiva de perdas de postos de trabalho, reduções das horas de trabalho e perda de rendimentos como consequência da pandêmia.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) considera que vários países da região se encontram entre os mais vulneráveis, já que os rendimentos do turismo internacional representam a maior parte do total das exportações desses Estados. Greve dizer também que as mulheres, os jovens e os trabalhadores do setor não estruturado da economia têm estado e estarão entre os mais afetados.

A CTO tem reconhecido que a pandêmia da Covid-19 obriga-nos a replanejar nosso enfoque do turismo e a forjar uma maior concordância entre as funções do turismo e as da saúde. Também reconhecemos que precisamos nos assegurar de que no reinicio do setor, os benefícios da atividade turística se acumulem o mais rápido possível em todas as facetas de nossas sociedades. Isto significa que enquanto os atores tradicionais do turismo se reiniciam, também temos que ajudar às empresas que com frequência estão longe da costa e as praias, em nossas zonas rurais.

Com este fim, a organização tem avançado em sua colaboração com o Compete Caribbean Partnership Facility (CCPF), que financiará projetos de turismo comunitário em algumas zonas rurais dos países do Caraíbas. As lições aprendidas podem ser utilizado como um modelo para fomentar projetos similares em toda a região e ser um catalizador para a geração de rendimentos e o desenvolvimento de nossas comunidades rurais.

Algumas das características das comunidades rurais, como a demografía da população, os níveis de rendimentos mais baixos e o acesso relativamente limitado à tecnologia e a infra-estrutura, fazem que em essas zonas aumente a vulnerabilidade aos efeitos de crises como a pandemia de COVID-19. O turismo pode trabalhar de consuno com outros setores econômicos do Caraíbas, como a agricultura, o transporte e a cultura, para potenciar as comunidades rurais.

 

Back to top