México concede especial relevância à Indústria de Reuniões

04 de Junho de 2019 12:58am
Redação Caribbean News Digital Portugues
enrique-de-la-madrid

 “A Indústria de Reuniões tem uma especial relevância para México, porque representa uma derrama anual de 25 mil milhões de dólares, que equivale aproximadamente 1.5 por cento do Produto Interno Bruto do país”, afirmou o secretário de Turismo do Governo de México, Miguel Torruco Marqués, ai inaugurar a IBTM Américas 2019, no Centro Banamex.

O titular da Secretaria de Turismo expôs que, de acordo com, os últimos estudos oficiais, este segmento da atividade turística gera mais que um milhão de empregos e ocupa 29 milhões de quartos-noite ao ano, cifra que representa 21 por cento dos quartos-noite ocupados em todo o México.

“A Indústria de Reuniões tem especial importância porque o participante nacional e internacional em congressos, convenções, viagens de incentivo e exposições viaja com um maior orçamento e gasta 53 por cento mais que o turista de lazer. Também, isso ajuda para melhorar no longo prazo a qualidade de vida das comunidades locais, incorporando programas de responsabilidade social, detonando investimentos e contribuindo para melhorar a reputação dos destinos”, explicou Torruco Marqués.

Lembrou-se que o México foi o terceiro país que, utilizando a Conta Satélite de Turismo e com metodologia da Organização Mundial do Turismo, pôde medir a relevância econômica do Turismo de Reuniões e hoje já existem exercícios similares em outras 18 nações.

O Secretário de Turismo somou que enquanto a congressos mundiais, reconhecidos sob o critério da International Congress and Convention Association (ICCA), existem mais que doce mil 900 eventos que rotam por todos os continentes, quantidade que se duplica cada dez anos.

No continente americano, Estados Unidos é o líder com 947 eventos, a seguir de Canadá com 315, Brasil com 233 e Argentina com 232. O México ocupa a quinta posição com 172.

Entanto que, a nível global, a primeira posição também pertence à União Americana, a segunda é para Alemanha com 642 reuniões; e Espanha ocupa o terceiro sítio com 595. México se posicionou no lugar 24.

Além disso, lhes pediu a todos os jogadores da cadeia de valor da Indústria de Reuniões que sejam generosos e reportem anualmente seus eventos a ICCA, ao fim de que se reflete verdadeiramente a liderança de México a nível internacional.

México recebe 600 empresas expositoras durante IBTM

“IBTM Américas” é a plataforma comercial internacional que conecta os jogadores mais importantes da Indústria de Reuniões em todo o continente americano. Nesta ocasião participam mais que 600 empresas expositoras, entre as que se encontram 45 destinos nacionais e 40 internacionais, cerca de cem empresas estrangeiras e 200 mexicanas, somando um total de quatro mil assistentes, com 325 compradores de América Latina, 150 de Estados Unidos e Canadá, 25 europeus, cinco asiáticos e 325 de toda a República Mexicana.

“De acordo com informação dos organizadores, estão previstas mais que treze mil citas de negócios, com um potencial de negociação de mil milhões de dólares, o que é muito alentador”, ele susteve.

Miguel Torruco felicitou ao Conselho Mexicano da Indústria de Reuniões (Comir), através de seu presidente Jaime Salazar, pelo grande impulso que lhe estão dar para esta atividade. Por último, ele destacou a participação de Brand USA, ao mando em México de Lourdes Berho como país convidado, o que demostra a relevância que como ponte de negócios tem IBTM Américas. O ano passado, como nós publicamos en REPORTUR.mx, a feira recebeu como país convidado a República Dominicana.

Para a inauguração assistiram Carlos Mackinlay Grohmann, secretário de Turismo da Cidade de México; Jorge Manos Esparragoza, secretário de Turismo de Campeche e presidente da União de Secretários de Turismo de México (Asetur); Paola Félix Díaz, diretora geral do Fundo Mixto de Promoção Turística da CDMX e Lourdes Berho de Brand USA.

 

Back to top