#SafePlaces: restaurantes mexicanos transformados em refúgios seguros para mulheres

11 de Fevereiro de 2019 10:14am
Redação Caribbean News Digital Portugues
restaurante_refugio_mujeres

Debaixo da iniciativa '#SafePlaces', 156 restaurantes em Cidade de México, Aguascalientes, Nayarit, Jalisco, Guanajuato, Puebla e Guerrero abriram suas portas para que as mulheres possam aceder para esses espaços em caso de risco de sequestro ou acosso na rua.

"O objetivo desta ferramenta é oferecer ajuda prática e oportuna para quem a precisa, por isso nós recomendamos consulta-a com anterioridade e localizar os lugares de acordo sua rota", assinalaram os impulsores da iniciativa.

O auxilio que é brindado consiste permitir as mulheres ingressar no sítio, assinar-lhes uma mesa e deixa-as permanecer até que elas tenham certeza de que o perigo tem passado, ou mesmo, lhes permitir usar um telefone ou, se requer, chamar para a polícia ou solicitar-lhes um taxi.

Embora no começo a iniciativa fosse respaldada só por restaurantes de Cidade de México, hoje o convite é aberto para todo tipo de estabelecimento em qualquer lugar do país.

Os restaurantes que desejem se transformar em aliados devem remeter uma mensagem direta para a conta @foodpolicemx em Instagram, indicando o nome do estabelecimento e o endereço.

Trás se registrar em #SafePlaces, é obrigação dos lugares comunicar-lhe para seus empregados que estão em condições de ajudar a quem o solicite e posteriormente, faze-lo público através de suas redes sociais.

A proposta surge uma semana depois de que se fizeram públicos diversos casos de sequestro no Metropolitano de Cidade de México, principalmente nas estações Coyoacán, Martín Carrera, Mixcoac e Barranca del Muerto.

Back to top