Embratur invita conhecer a rota do futebol no Brasil

01 de Dezembro de 2021 1:32pm
Redação Caribbean News Digital Portugues
Ruta del futebol-Brasil (foto Radio Rumbos)

O futebol é o orgulho do Brasil. E sabemo-lo porque presentearam-nos o jogo bonito além de grandes expoentes, como Pelé, Didí (quem esteve no Real Madri durante 2 anos), Ronaldo (com um registro de 47 golos em 49 partidos jogados no F.C. Barcelona e 104 golos em 177 partidos com o Real Madri), Ronaldinho (abanderado blaugrana durante 5 anos) e Neymar, o principal jogador brasileiro da actualidade que jogou no Barcelona ganhando grandes títulos no clube, entre outros.

No Brasil, o futebol é uma expressão cultural importante. Os partidos da selecção nacional na Copa Mundial da FIFA convertem-se em feriados e o país detém-se para seguir os confrontos.

A selecção brasileira é a única em ganhar cinco títulos mundiais e participar em todas as edições da Copa do Mundo. Em América do Sul, o futebol brasileiro tem dominado a Copa Libertadores, une-a de Campeões do continente, durante os últimos dois anos, levando a duas equipas brasileiras à final.

Se é um grande fã do futebol, Embratur convida-te a viajar ao Brasil e revisar a rota do futebol, onde se formaram e pela que têm passado os melhores jogadores da verdeamarelha.

A rota passa por destinos turísticos de grande relevância para o futebol brasileiro, como Rio de Janeiro, cidade de Romario, que fez sua debut por Vasco da Gama e jogou no Barcelona, além de ser um dos protagonistas do Mundial de 1994, símbolo de Rio e o futebol brasileiro.

Rio de Janeiro: o berço do Maracanã, o templo do futebol brasileiro

O estádio Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950 para a Copa do Mundo desse ano e é um dos estádios que mais metas importantes na história do país tem recebido.

Foi o local do milésimo golo de Pelé, das cerimónias de abertura e de clausura dos Jogos Panamericanos de 2007 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016, além de receber a grandes artistas para seus concertos como Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner e missas campales do então Papa Juan Pablo II, em 1980 e 1997.

A cidade carioca também é sede da equipa Flamengo, conhecido por suas cores negro e vermelho, presumir da maior torcida do Brasil e por ter tido em suas bichas a grandes jogadores como Zico e Romario, quem jogou entre 1994 e 1999 depois de ser vendido pelo F.C. Barcelona por bilhão das antigas pesetas. Rio de Janeiro também tem outros grandes clubes do futebol brasileiro, como Botafogo, Fluminense e Vascão dá Faixa, nos que debutaron vários talentos para o futebol espanhol.

Sao Paulo: Corinthians, Palmeiras e Museu do Futebol

Boca vs. River. Madri vs. Barcelona. Corinthians vs. Palmeiras. Não se viajou à cidade paulista se não se tem presenciado um dos derbis mais famosos no mundo do futebol. São Paulo, clube que leva o nome da cidade, e Santos, que revelou a Pelé e Neymar, completam a lista de grandes clubes da região.

A sede do Corinthians, conhecido como Parque São Jorge, está localizado no bairro Tatuapé. É um autêntico complexo desportivo: alberga o complexo acuático maior de Brasil com bosques arbolados, gimnasios poliesportivos, jogos infantis, campos, além de um Memorial inmersivo com uma exibição permanente sobre a história da equipa.

O lar do Palmeiras é o Estádio Allianz Parque, que foi construído em 2014 depois da demolição do Estádio Palestra Itália em 2010. Pode acolher a 55.000 pessoas sentadas e, além de receber a aficionados do Palmeiras, tem sido sede de grandes eventos musicais, como concertos de Coldplay, Shakira, Ariana Grande ou BTS.

Na cidade de São Paulo também se pode visitar o Museu do Futebol, inaugurado o 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Tem um percurso principal que narra de forma lúdica e interactiva como o futebol chegou a Brasil e se voltou parte de sua história e cultura. Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, que possui a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Belo Horizonte: locação de mundiais e jogos olímpicos

Além de ser residência de obras do arquitecto Oscar Niemeyer, grande promotor de Lhe Corbusier, nesta cidade reside o estádio de Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio Mineirão. Este edifício pode receber cerca de 62.000 aficionados e foi sede da Copa Mundial de 2014 e os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro em 2016. Como todos os grandes estádios internacionais, também tem um espaço museu dedicado à história do futebol, que tem como objectivo entretener e educar a turistas e locais sobre esta grande paixão.

Belo Horizonte é também sede do Clube Atlético Mineiro, campeão continental, nacional e estatal de Minas Gerais, onde joga actualmente Diego Costa, quem defendeu à selecção espanhola nos Mundiais da FIFA 2014 e 2018. Esta equipa desportiva está actualmente construindo o que será seu novo estádio: MRV Areia, com capacidade para 47.000 espectadores e cuja abertura está programada para princípios de 2023. A cidade também alberga ao Cruzeiro, um dos grandes clubes do futebol brasileiro, que compartilha a torcida da região com o Atlético.

Porto Alegre

Nesta cidade ao sul de Brasil, pode-se encontrar a sede de outro das equipas de futebol mais relevantes do país: Grêmio Portoalegrense, mais conhecido como Grêmio. Seu maior lucro foi ganhar-lhe ao Hamburgo SV de Alemanha na Copa Intercontinental celebrada em Japão em 1983. Graças a isso, é um dos 29 equipas no mundo que sustentam mais vitórias contra clubes internacionais. Pode-se visitar a Areia, seu estádio que pode receber a mais de 60.000 espectadores e que também possui um museu. Este chama-se Herminio Bittencourt, em honra a quem fosse presidente de Grêmio no ano da conquista do hexacampeonato estatal em 1968. Uma de suas maiores atrações é a Immersive Experience Room, através da qual se pode experimentar numa projeção de 360 graus os principais momentos da história do clube, transportando ao ambiente dos grandes partidos, mediante pelos sons que a torcida produz no campo de jogo.

Outra equipa importante de Porto Alegre é o Internacional, que se enfrentou ao Barcelona na final do Mundial de Clubes da FIFA em 2006. O estádio do Internacional é o Areia Beira-Rio, um dos mais belos do país e que acolheu os partidos do Mundial de 2014 FIFA na cidade.

Para estender a viagem

Se os encantos da Rota do Futebol requerem uns dias mais para seguir descobrindo Brasil, o país tem muitos destinos, histórias e atractivos por todas partes.

Na região nordeste do país, o visitante pode descobrir Salvador dá Bahia, que tem uma rica gastronomia, formosas praias, arquitectura neoclássica e é o berço de Bebeto, revelado por Vitória e que jogou para A Corunha, além de ser o ponto culminante da copa do mundo de 1994. Outro importante destino turístico da região nordeste é Recife, que se destaca por seus atractivos culturais, como o carnaval, e seus exuberantes praias. Rivaldo, o plato forte do Barcelona, onde ganhou o prêmio ao melhor jogador do mundo, foi revelado por Santa Cruz, um dos principais clubes da cidade.

Sobre Embratur

A Agência Brasileira de Turismo (Embratur) é responsável pela implementação da Política Nacional de Turismo nas áreas de promoção, comercialização e apoio ao marketing dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Embratur ajuda a gerar desenvolvimento social e económico para o país, aumentando o fluxo de turistas internacionais aos destinos nacionais.

Back to top