Em Santiago de Cuba, XII Bienal de Pintura Mural Internos’2016

07 de Janeiro de 2016 9:39pm
claudia
Em Santiago de Cuba, XII Bienal de Pintura Mural Internos’2016

A XII Bienal de Pintura Mural Internos’2016 ficou aberta na cidade de Santiago de Cuba e estender-se-á até o próximo 27 de janeiro.

A pinacoteca La Confronta, da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), na rua Heredia desta urbe sul oriental serviu como palco à abertura da mostra pessoal “Inventario da Memória”, de Israel Tamayo Zamora, primeira ação deste Internos.

Para a ocasião Israel, quem é o diretor da Oficina Cultural Luis Díaz Oduardo, que habitualmente auspicia os encontros Internos e *Terracota, se fez acompanhar na exposição pelos convidados Javier A. Tamayo Vidal e Melisa Tamayo Matos. “Inventario…” saudou os 40 anos do “Luis Díaz Oduardo” e deixou aberto o duodécimo encontro Internos. Manuel Falcón, vice-presidente do Conselho da Administração Provincial; Sonia Albeldado, assessora do Ministro de Cultura; Tania Fernández Chaveco, diretora provincial de Cultura, e Rodulfo Vaillant, presidente do Comité Provincial da *UNEAC, assistiram à inauguração da mostra e do Encontro.

Com as intervenções de Delvis Ortiz Deita, presidenta do Conselho Provincial das Artes Plásticas; Odalys Belém, especialista da galeria La Confronta, e do próprio Tamayo Zamora, ficou aberta a exposição.

Como resultado de 11 encontros precedentes, na cidade de Santiago de Cuba se pintaram 112 murais de grandes dimensões, todos em lugares públicos.

Na velada de “Confronta-a” estavam presentes três artistas de Dinamarca que participarão na execução de novos murais na urbe oriental, junto com seus homólogos santiagueros, da Espanha, México e República Dominicana.

Back to top